World Gastroenterology Organisation

Global Guardian of Digestive Health. Serving the World.

 

Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) e Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO) Diretiz

Obesidade

 

2023

Equipe de Revisão

Scott Shikora (EE.UU)
Reem Z. Sharaiha (EE.UU)
Kevin P White (Canada)
Guilherme Macedo (Portugal)
James Toouli (Australia)
Lilian Kow (Australia)


Leia o PDF da Diretriz aqui (en ingles)

 

 

 

 

Ou o resumo:

 

Resumo das diretrizes de consenso sobre o tratamento da obesidade - Uma iniciativa conjunta e multidisciplinar da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO) e a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO)

Conteúdo

(Clique para expandir secção)

1.  Resumen

Cerca de 1,5 bilhão de pessoas vivem com obesidade em todo o mundo. Esta doença pode exercer efeitos adversos apreciáveis em praticamente todos os aspectos da vida de uma pessoa - físico, psicológico e socioeconômico. Empiricamente ligado a reduções de vários anos de vida (tanto nos anos de vida ajustados pela qualidade como na esperança de vida), confere riscos aumentados para uma série de comorbidades que alteram a vida e são potencialmente fatais, como diabetes, doenças cardiovasculares e pelo menos 13 formas de câncer. No entanto, apenas uma pequena minoria de pacientes procura tratamento formal e poucos conseguem perda de peso significativa e sustentada ou melhoria da comorbidade associada à obesidade. Uma das principais razões para isso é o conhecimento lamentavelmente inadequado do público e dos profissionais de saúde e cuidados primários sobre várias opções de tratamento com eficácia demostrada.

No final de 2020, um grupo de trabalho conjunto da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO) e da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) foi convocada para iniciar o processo de elaboração de diretrizes para o tratamento da obesidade com uma abordagem global. Este grupo de trabalho multidisciplinar era composto por nutricionistas/dietistas, profissionais de psicologia/saúde comportamental, médicos especialistas em endocrinologia e hepatologia e cirurgiões bariátricos e endoscopistas. A elaboração das diretrizes envolveu quatro etapas principais: (a) uma revisão completa da literatura publicada sobre obesidade a partir de uma perspectiva multidisciplinar; (b) uma pesquisa de consenso com 94 especialistas internacionais abrangendo todos as áreas da saúde listadas acima e guiada por um MD-PhD especialista em pesquisas de consenso; (c) a redação das diretrizes para cada área por especialistas nessas áreas; e (d) a compilação final, organização, edição e aprovação das diretrizes pelo grupo de trabalho. Este artigo resume as diretrizes resultantes.

2.  Introdução

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo anormal e/ou excessivo de gordura corporal, de origem multifatorial e influenciada por vários fatores genéticos, comportamentais e ambientais (1). Esse quadro de hiperlipidose afeta negativamente a saúde da pessoa, aumentando o risco de comorbidades e mortalidade prematura, e reduzindo sua qualidade de vida em geral (2). Entre as comorbidades que alteram e, muitas vezes, ameaçam a vida e que foram empiricamente associadas à obesidade se incluem o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) (3, 4, 5), doenças cardiovasculares (5, 6, 7, 8), apneia do sono (9, 10), doença renal crônica (11, 12) e pelo menos 13 formas diferentes de câncer que, entre outras, incluem neoplasias mamárias, colorretais, hepatocelulares, ovarianas e pancreáticas malignas e mieloma múltiplo (13, 14). Mais recentemente, a obesidade foi documentada empiricamente como um fator de risco independente para resultados adversos à saúde, incluindo a morte, em pessoas com doença do coronavírus-19 (COVID-19) (15, 16, 17, 18). Por todas essas razões, a obesidade é hoje considerada uma das principais causas de doenças crônicas, incapacidade, morbidade e custos de saúde diretos e indiretos em todo o mundo.

Tragicamente, as taxas de prevalência da obesidade estão a aumentar globalmente e em todas as faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes (19, 20, 21, 22). Dito isso, a rapidez com que essas taxas aumentaram na última década variou geograficamente. Portanto, a origem geográfica e a etnia são consideradas fatores importantes na fisiopatologia da obesidade e de suas doenças associadas, e as intervenções voltadas à obesidade e suas comorbidades devem levar em consideração tais vínculos para otimizar sua efetividade (23).

Grande parte da diminuição da saúde geral e da qualidade de vida experimentadas pelas pessoas que vivem com obesidade decorre desta extensa gama de condições de saúde comórbidas que influenciam praticamente em todos os sistemas orgânicos e na saúde física e psicológica. Além do DM2, doença cardiovascular, apneia do sono, doença renal e câncer, tais condições incluem síndrome metabólica (24, 25), doença hepática (26, 27, 28), doença da vesícula biliar (29, 30), pancreatite (29, 30), tromboembolismo venoso (31), incontinência urinária por estresse (32, 33), hipertensão intracraniana idiopática (34, 35), osteoartrite (36) e distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade (37, 38, 39, 40, 41). É crucial que tais condições sejam reconhecidas por várias razões que incluem: (a) seu potencial para consequências graves e até mesmo fatais, e (b) quantas dessas condições, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares, foram documentadas para melhorar ou mesmo reduzir completamente após cirurgia bariátrica e metabólica (CBM) ou endoscopia bariátrica bem sucedida. Por outro lado, algumas outras doenças, como o risco de certos tipos de câncer, podem ou não diminuir após CBM.

Diagnosticar, tratar e monitorar condições de comorbidade estão entre os inúmeros argumentos válidos para os profissionais da saúde adoptarem uma abordagem de equipe multidisciplinar no tratamento de pacientes com obesidade. Outro argumento é que o tratamento da obesidade mudou drasticamente nas últimas décadas com o surgimento de uma ampla gama de procedimentos (p.ex., cirúrgicos e endoscópicos) que provaram ser mais eficazes do que a terapia conservadora por si só -no que diz respeito a alcançar e manter a perda de peso, reduzir comorbidades e melhorar a qualidade de vida geral dos pacientes (42, 43, 44, 45). Outra justificativa para o tratamento multidisciplinar é que a presença de condições físicas e psiquiátricas associadas à obesidade, sua gravidade e grau de controle podem influenciar as decisões sobre se a terapia cirúrgica é indicada e segura para um determinado paciente e quais procedimentos cirúrgicos considerar.

Foi neste sentido que um conselho multidisciplinar de assessores -com membros da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO) e da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO)- foi criado no final de 2020 com o objetivo primordial de construir e, em última instância, publicar diretrizes consensuais para o tratamento da obesidade e condições comórbidas associadas. A elaboração dessas diretrizes contou com: (a) uma revisão completa da literatura realizada por uma equipe multidisciplinar -composta por cirurgiões bariátricos e endoscopistas, internistas especializados em endocrinologia ou hepatologia, nutricionistas/dietistas e profissionais de psicologia e saúde comportamental- todos os membros com ampla experiência no tratamento da obesidade; (b) uma pesquisa de consenso online (Delphi) em três etapas para identificar áreas de consenso e não-consenso no tratamento da obesidade entre 94 especialistas internacionais de todas as áreas de especialização listados acima e seis continentes; e (c) a elaboração de diretrizes, pela mesma equipe multidisciplinar. Uma cópia completa das diretrizes e todos os resultados da pesquisa Delphi foram publicados nos sites da IFSO (https://www.ifso.com/) e da WGO (https://worldgastroenterology.org). Um artigo resumindo o desenho e os resultados da pesquisa Delphi também foi publicado em outro lugar (23). Este artigo resume os principais pontos das diretrizes de consenso.

3.  Avaliações Inicial dos Pacientes com Obesidade

Para que o tratamento da obesidade seja bem-sucedido, é necessária uma abordagem multidisciplinar para sua avaliação e tratamento (2, 46, 47, 48); e essa abordagem multidisciplinar deve começar com uma avaliação exaustiva da saúde e condição física de cada paciente, da saúde psicológica, da saúde nutricional, práticas alimentares e crenças, objetivos e expectativas pessoais. Isto é válido tanto para os pacientes submetidos a um tratamento conservador (p.ex., dieta, exercício, aconselhamento, medicação) isoladamente ou combinado com um procedimento bariátrico endoscópico ou cirúrgico. Através dessas avaliações, os pacientes costumam conhecer e determinar se são aptos ou não para cirurgia bariátrica por parte de especialistas em medicina, psicologia/saúde comportamental e nutrição.  Uma vez que se espera que os pacientes agendem e compareçam às consultas nas quais serão entrevistados e examinados, podendo ser submetidos a procedimentos para determinar se estão suficientemente saudáveis para suportar a cirurgia bariátrica (49), esse período de avaliação também pode ajudar a prever a sua provável adesão e sucesso no seu programa de controle da obesidade.  

Um psicoterapeuta treinado, de preferência com considerável experiência no atendimento de pacientes com obesidade, deve desempenhar um papel importante nesta avaliação inicial. Tal avaliação psicológica tem vários propósitos. Entre eles está a identificação de comportamentos alimentares disfuncionais -como transtorno de compulsão alimentar, alimentação emocional e dependência alimentar- que podem prejudicar a eficácia de qualquer abordagem terapêutica (50). Embora o conceito de 'dependência alimentar' permaneça não comprovado e controverso (51), uma vez que a obesidade manifesta muitos dos mesmos sintomas, também é importante avaliar os fatores comportamentais que podem colocar os pacientes em risco elevado de desenvolver problemas associados ao álcool e/ou outras substâncias e/ou abuso comportamental durante o tratamento, especialmente se uma abordagem mais invasiva e que pode alterar de forma permanente a vida, como a CBM, estiver sendo considerada (52).

É preciso identificar se o paciente apresenta um transtorno psiquiátrico grave, como esquizofrenia ou transtorno bipolar. No entanto, a presença de tal condição, por si só, não é uma contraindicação absoluta para CBM. Pelo contrário, é a gravidade dos sintomas psiquiátricos e o grau de controle alcançado os que predizem os resultados da cirurgia bariátrica, tanto em termos de perda de peso como de consequências para a saúde mental (53). Em outras palavras, mesmo pacientes com um diagnóstico psiquiátrico importante como a esquizofrenia podem ser considerados para CBM, se seus sintomas psiquiátricos forem bem controlados.

As avaliações psicológicas precoces também precisam avaliar as percepções de cada indivíduo sobre sua obesidade e como eles se sentem estigmatizados por causa disso. Isso ocorre porque o preconceito de peso, o estigma da obesidade e a discriminação são vivenciados por uma porcentagem considerável de pessoas com obesidade (54, 55), mesmo em centros de saúde em geral (56, 57). Também os profissionais da saúde que prestam tratamento à obesidade muitas vezes possuem crenças e atitudes tendenciosas sobre a obesidade e as pessoas com obesidade (58). Para combater isso, todos os membros de uma equipe de tratamento da obesidade devem tratar a obesidade como a doença crônica que agora é reconhecida, tanto para combater as percepções dos pacientes de que ela é meramente o resultado da força de vontade fraca, quanto para reforçar aos pacientes a importância de acompanhamento ao longo da vida e adesão ao tratamento. Esses profissionais da saúde devem estar especialmente atentos ao seu próprio preconceito sobre o peso e reconhecer que os pacientes que percebem esse preconceito podem se tornar avessos a aderir ao acompanhamento contínuo e ao plano geral de tratamento. Também é importante que os profissionais da saúde realizem avaliações psicológicas iniciais para ajudar os pacientes a estabelecer objetivos realistas para a perda de peso e outros resultados -como controle do diabetes- desde o início, para que o fracasso em atingir níveis irrealistas de perda de peso não leve ao desânimo posterior e à redução da adesão do paciente ou abandono do plano de tratamento.

O tratamento da obesidade também requer uma avaliação nutricional detalhada e um acompanhamento nutricional prolongado, mesmo que a cirurgia seja escolhida como a pedra angular da terapia. Tal como acontece com as avaliações psicológicas, existem várias razões para isso. Primeiro, como terapia adjuvante, as medidas dietéticas melhoram os resultados cirúrgicos. Em segundo lugar, deficiências nutricionais potencialmente fatais podem ocorrer em pacientes que optam a favor ou contra a CBM (59, 60, 61, 62). Várias diretrizes recentes de prática clínica e de boas práticas foram publicadas abrangendo cuidados nutricionais em pacientes que pretendem se submeter ou já foram submetidos à CBM, incluindo recomendações para um exame médico pré-operatório, realizar uma avaliação nutricional por um nutricionista registrado (RD) e fornecer educação e acompanhamento contínuo (49, 59, 63, 64, 65, 66). Também está bem estabelecido que os cuidados de qualquer paciente submetido à CBM devem começar no pré-operatório, e que isso deve incluir a triagem pré-operatória para deficiências de micronutrientes, para alcançar resultados excelentes para o paciente (59, 63, 64, 66). O tratamento da obesidade deve, portanto, começar com uma avaliação completa do estado nutricional e das práticas alimentares de cada paciente e quaisquer déficits nutricionais identificados devem ser corrigidos antes da CBM.

O exercício é outro componente essencial da terapia, mesmo que a CBM seja realizada, pois induz benefícios à saúde como perda de peso, redução da pressão arterial, melhora da função física, melhora do perfil lipídico, menores níveis de glicose em jejum, melhora da saúde mental e melhor qualidade de vida (67, 68, 69). Estudos também revelaram uma redução de 16-30% no risco de mortalidade por todas as causas em indivíduos moderadamente ativos, versus aqueles que são sedentários, independentemente do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência da cintura de um paciente. Por conseguinte, tal como seu estado psicológico e nutricional, o nível atual de aptidão física, os interesses de exercício e a capacidade dos pacientes para diferentes regimes de exercício devem ser avaliados precocemente.

Como princípio geral e, mais uma vez, independentemente de a cirurgia ser selecionada ou rejeitada, todos os aspectos do tratamento não cirúrgico devem ser adaptados a cada paciente individualmente, pois nenhuma dieta, comportamento, programa de exercícios ou medicação será aceita ou eficaz em todos os pacientes, e nenhum aspecto foi documentado como de primeira linha ou superior aos outros. O seguimento a longo prazo e, de preferência, ao longo da vida de todos os componentes não operatórios do tratamento da obesidade também é necessário para avaliar continuamente os efeitos do tratamento, identificar a não resposta e/ou intolerância ao tratamento e detectar quaisquer efeitos adversos que possam ter surgido dos tratamentos escolhidos.

Doenças associadas -incluindo diabetes tipo 2 (DM2), apneia obstrutiva do sono (AOS), hipertensão e dislipidemia- também devem ser identificadas, avaliadas quanto à gravidade e ter tratamento adequado iniciado no pré-operatório. Como a obesidade é um fator de risco frequente para 13 tipos diferentes de câncer, a importância do rastreamento do câncer deve ser reforçada, de acordo com as diretrizes nacionais (46, 47, 49, 70). Nos pacientes que consideram CBM, uma avaliação endoscópica (EDA) digestiva alta pré-operatória também é recomendada se for relatada história ou sintomas sugestivos de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou outra patologia gastrointestinal superior, ou se os pacientes recebem terapia antiácida crônica (71). Nos tempos atuais, a presença de doença por coronavírus de um paciente (COVID-19) também é considerado crucial (23), dados os achados de vários estudos que identificaram a obesidade como um determinante significativo e independente da gravidade da COVID-19 (72, 73, 74, 75, 76). Duas populações de pacientes especiais que merecem discussão mais aprofundada são idosos e adolescentes, conforme elaborado na próxima seção.

4.  Isosos e Adolescentes

Vários estudos observacionais demonstraram que o risco global de cirurgia bariátrica em idosos é baixo, em termos de mortalidade e outros resultados graves (77, 78). No entanto, a literatura é contraditória quanto ao aumento desse risco em relação ao observado em adultos mais jovens. Por exemplo, em uma metanálise de nove estudos envolvendo 4391 indivíduos submetidos a BGYR (366 e 4025 >60 anos e ≤60 anos, respectivamente), elevações significativas da taxa foram detectadas entre os idosos para ambas as morbidades (odds ratio/índice de probabilidade, OR=1.88, IC de 95% [1.07, 3.30], p=0.03) e mortalidade (OR=4.38 [1.25; 15.31], p=0.02) (79). Por outro lado, outra metanálise revelou taxas de complicações comparáveis em pacientes com mais de 60 anos versus 60 anos ou menos, independentemente do tipo de procedimento realizado (80). Certas complicações específicas podem ser mais comuns entre os idosos, incluindo algumas deficiências nutricionais (81), tornando necessário um acompanhamento próximo e de longo prazo. Embora os dados sejam escassos comparando os diferentes procedimentos bariátricos, em termos de eficácia e segurança, inúmeros estudos identificaram o BGYR laparoscópico como uma opção viável em pacientes idosos (79, 82, 83, 84, 85). Curiosamente, embora a perda de peso total possa ser menor em pacientes mais velhos do que nos mais jovens, o inverso parece ser verdadeiro para as taxas a resposta metabólica e de melhoria da comorbidade (86).

De acordo com estatísticas publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 340 milhões de pessoas com 19 anos ou menos têm excesso de peso ou obesidade, incluindo 39 milhões de crianças com menos de cinco anos (20). Como nos adultos, a obesidade na infância está empiricamente associada a vários resultados adversos para a saúde física e mental, incluindo DM2, esteatohepatite, apneia do sono, doenças cardiovasculares e síndrome dos ovários policísticos (87, 88, 89), bem como a resultados sociais negativos como baixa autoestima, redução do desempenho acadêmico, depressão e diminuição da qualidade de vida (88,89). Além disso, a maioria dos adolescentes com obesidade continua vivendo com obesidade quando adultos (90), sendo a obesidade grave nos jovens uma preocupação particular. Os riscos de obesidade grave na adolescência incluem reduções de vários anos na expectativa de vida e na qualidade de vida (91). Com relação ao tratamento, estudos de curto prazo demonstraram que os resultados da CBM em adolescentes são semelhantes aos obtidos em adultos, em termos de eficácia, complicações importantes, taxas de readmissão e mortalidade (23). A perda de peso duradoura e as melhorias nas comorbidades relacionadas à obesidade e na qualidade de vida são frequentemente alcançadas. A gastrectomia vertical laparoscópica (LSG) é o procedimento mais realizado em adolescentes, seguido pelo BGYR, enquanto a derivação biliopancreática com duodenal switch e o bypass gástrico de anastomose única (OAGB) geralmente não são recomendados nessa faixa etária (92). Infelizmente, apesar da quantidade considerável de evidências empíricas publicadas confirmando a CBM como o tratamento mais eficaz para a obesidade grave em adolescentes, o número de procedimentos de CBM em adolescentes está a ficar para atrás da prevalência mundial de obesidade grave nessa faixa etária (92, 93, 94). Provavelmente, o conhecimento médico e público insuficiente e a escassez de resultados de longo prazo publicados sobre CBM em adolescentes continuam a serem obstáculos que impedem o encaminhamento desses jovens para a CBM (95).

5.  Terapia Endoscópica Bariátrica e Metabólica (EMBT, por sus siglas en inglés)

Uma alternativa à cirurgia bariátrica que pode ser considerada em pacientes selecionados é a terapia endoscópica bariátrica e metabólica (EMBT), que inclui uma série de procedimentos terapêuticos que dependem de um dos três mecanismos de ação predominantes. Esses mecanismos são a restrição (redução da capacidade gástrica), a derivação biliopancreática (a mucosa duodenal e jejunal alta são separadas por seções e a exposição dos alimentos aos sucos digestivos é impedida) e a aspiração percutânea do conteúdo gástrico já ingerido (96, 97). As formas de EMBT também podem ser categorizadas como gástricas ou de intestino delgado (96, 97). Atualmente, apenas as EBMTs que restringem a capacidade gástrica -como vários modelos de balão intragástrico (IGB) e gastroplastia endoscópica vertical (ESG)- estão sendo usadas na prática clínica de rotina. O espectro de indicação atual para EBMTs é um IMC que varia de 30kg/m2 a pouco menos de 40kg/m2; ou um IMC > 27kg/m2 em pacientes com uma ou mais comorbidades associadas à obesidade.

Em geral, as EMBTs são consideradas seguras, se não mais seguras do que as CBMs, embora os dados de longo prazo permaneçam escassos. As vantagens das EMBTs sobre CBMs são que a maioria pode ser repetida e revertida facilmente. Muitas EMBTs são, por sua própria natureza (p.ex., balões intragástricos), transitórias. A perda de peso relatada com EMBT varia de 10 a cerca de 20% por cento do peso corporal total. Por isso, geralmente são recomendadas para uso apenas em pacientes com obesidade menos grave (classe I ou II) ou como terapia ponte em pacientes com obesidade mais grave que aguardam CBM (23). Mais recentemente, a FDA aprovou a gastroplastia endoscópica vertical (ESG) para pacientes com IMC de 30-50mg/ kg2. Dados de longo prazo, até cinco anos, revelam perda de peso média de 15% do peso corporal total (109). Mais detalhes sobre os procedimentos EMBT praticados atualmente são descritos e resumidos na Tabela 1.

Das várias EMBTs disponíveis, de longe, a evidência mais favorável foi publicada para balões intragástricos (IGB), com ensaios clínicos randomizados e metanálises demonstrando perda de peso estatisticamente significativa e taxas relativamente baixas de eventos adversos graves (98, 99, 100, 101, 102, 103). O efeito colateral mais comumente relatado, e a justificativa para interromper o tratamento, são as náuseas e, nesse sentido, os balões preenchidos de líquido tendem a ser ligeiramente menos bem tolerados (104). Por outro lado, em uma metanálise comparando IGBs preenchidos com líquido e com gás, os primeiros foram associados à perda de peso estatisticamente maior e mais consistente do que os balões preenchidos com gás (99). Vários IGBs já foram aprovados pela Food and Drug Administration dos EUA (FDA) e receberam uma marca CE (Conformité Européenne).

A gastroplastia endoscópica vertical (ESG) -que envolve a colocação endoscópica de suturas de espessura total ao longo da curvatura maior do estômago- é outra abordagem usada para reduzir o volume gástrico endoscopicamente. Um sistema -chamado de OverStitchTM Endoscopic Suturing System (Apollo Endosurgery, Austin, TX)- obteve a aprovação da FDA e da marca CE. Em várias metanálises comparando ESG contra a gastrectomia vertical  laparoscópica (LSG), mais invasiva, os resultados geralmente indicam menor perda de peso, mas uma tendência (embora não estatisticamente significativa) para menos eventos adversos com a primeira técnica (105, 106, 107, 108). Dito isto, os autores das metanálises recomendaram consistentemente restringir o uso de ESG a pacientes com obesidade leve a moderada (classe I ou II) (105, 106, 107, 108, 109).

Existem muito menos evidências de suporte para procedimentos de atraso gástrico e aspiração gástrica e seu uso permanece limitado, embora abordagens específicas para ambos os procedimentos tenham recebido aprovação da FDA (Tabela 1). Até o momento, nem a aprovação da FDA nem da marca CE foi concedida a qualquer procedimento de bypass do intestino delgado.

6. Cirugia Bariátrica e Metabólica (MBS)

Apesar do surgimento da EMBT, nas últimas décadas, um conjunto crescente de evidências estabeleceu a CBM como o tratamento mais eficaz para a obesidade, no que diz respeito à redução de peso, melhorando inúmeras condições comórbidas que foram empiricamente ligadas ao IMC, melhorando a qualidade de vida geral do paciente e diminuindo sua mortalidade (110). Entre as diversas abordagens cirúrgicas em uso atualmente, a gastrectomia vertical (SG) e a BGYR são hoje as mais comumente realizadas em todo o mundo, nessa ordem, embora procedimentos mais recentes, como bypass gástrico de anastomose única (OAGB) (111), sejam promissores. Qual procedimento empregar deve ser decidido em grande parte caso por caso, e nela influem várias características do paciente -p.ex., as evidências favorecem a utilização de BGYR em vez da SG em pacientes com DRGE (112, 113, 114, 115)- bem como pelo nível de experiência do cirurgião com cada abordagem cirúrgica. Independentemente da operação escolhida, os pacientes devem ser cuidadosamente avaliados por uma equipe multidisciplinar no pré-operatório para determinar sua adequação à cirurgia e identificar quaisquer problemas que possam exigir tratamento.

Como dito anteriormente, a preparação do paciente pré-operatório para CBM envolve garantir que cada paciente tenha objetivos e expectativas realistas relativas aos benefícios e problemas potenciais que possam surgir da cirurgia, e que todas as barreiras psicossociais e comportamentais à adesão sejam abordadas. Os pacientes também devem ser alertados sobre quaisquer deficiências nutricionais e ter tais deficiências corrigidas no pré-operatório. A cessação do tabaco, do álcool e das drogas é obrigatória e deve ser mantida por toda a vida (23). Os pacientes também devem ser avaliados e instruídos em um programa de exercícios que possam retomar de forma realista no pós-operatório. Além disso, durante uma pandemia com risco de vida como a COVID-19, precauções adequadas devem ser tomadas para proteger pacientes com obesidade que aguardam e são submetidos à CBM, porque são particularmente vulneráveis a sintomas graves de COVID inclusive mortalidade (72, 73, 74, 75, 76).

7.  Resultados e Acompanhamento Após CMB

Para que a CBM tenha sucesso e melhore a saúde do paciente de forma apreciável e a longo prazo, tanto os pacientes quanto seus profissionais tratantes precisam se comprometer ao longo da vida com o tratamento e o monitoramento contínuos. Isso inclui pacientes sendo monitorados de perto durante todo o período perioperatório para complicações perioperatórias; depois, controlados essencialmente pelo resto de sua vida, de preferência pela equipe multidisciplinar de tratamento da obesidade até agora envolvida em sua avaliação e tratamento. Isso ocorre porque a CBM altera muitas facetas de sua vida e fisiologia, com um potencial impacto físico, psicológico e social Algumas dessas mudanças (p.ex., perda de peso, controle aprimorado do diabetes) são desejáveis; enquanto outras (p.ex., intolerâncias alimentares, desconforto gastrointestinal, pele flácida) não são. Após CBM, por exemplo, os pacientes têm risco aumentado de desenvolver condições como cálculos biliares (116, 117, 118, 119), gota (120, 121, 122, 123) e nefrolitíase (124, 125, 126, 127). Déficits nutricionais também podem ocorrer, alguns deles potencialmente catastróficos, incluindo, entre outros, distúrbios do sistema nervoso central e periférico (128, 129), desnutrição proteica grave (62, 130) osteoporose e osteomalácia secundárias tanto pela rápida perda de peso como pela deficiência de vitamina D (131, 132, 133, 134), anemia por deficiência de ferro (135, 136) e imunocomprometimento (137). Foi documentado que tais deficiências ocorrem em 87% e 70% dos pacientes submetidos à BGYR e GV, respectivamente (138, 139). Consequentemente, além desses controles, o acompanhamento pós-operatório precisa garantir que os pacientes sigam as diretrizes nutricionais e tomem suplementos vitamínicos e minerais, como prescrito. A abstinência do tabaco, álcool e todas as drogas recreativas ao longo da vida também deve ser enfatizada.

Do mesmo modo, talvez sejam necessárias mudanças constantes nos medicamentos e outros tratamentos dos pacientes por vários motivos que incluem: (a) a melhoria ou definição completa de determinadas comorbidades associadas à obesidade -como redução ou eliminação das necessidades de insulina para DM T2, e alterações nas configurações da CPAP noturna para apneia obstrutiva do sono, e (b) as alterações anatómicas induzidas pela CBM e a EMBT que podem alterar sensivelmente a absorção de determinados fármacos. Por conseguinte, antes da CBM, os medicamentos que podem ser afetados pela cirurgia precisam ser identificados pela equipe de tratamento da obesidade. Em seguida, após a CBM e antes da alta hospitalar dos pacientes, instruções claras sobre o seguimento e as mudanças necessárias de medicação pós-operatória devem ser comunicadas tanto aos próprios pacientes quanto ao seu médico. Além disso, mesmo que as condições comórbidas pareçam se resolver no pós-operatório, os pacientes devem continuar a ser monitorizados durante toda a vida, uma vez que pode ocorrer recorrência da doença, às vezes independentemente da trajetória de emagrecimento do paciente.

Também como dito acima, a avaliação endoscópica UGI é recomendada em pacientes com história de refluxo e naqueles submetidos à cirurgia de bypass gástrico, no pré-operatório e a cada cinco anos no pós-operatório. Como a obesidade é um fator de risco para 13 tipos diferentes de câncer, os pacientes com CBM também devem continuar a ser rastreados para detecção de câncer no pós-operatório, de acordo com as diretrizes nacionais. A ingestão nutricional, os níveis de atividade, a adesão a suplementos multivitamínicos e minerais, o peso atual e as avaliações de comorbidade e exames de sangue devem ser feitos anualmente pela equipe dedicada ao tratamento da obesidade.

Uma vez que um paciente foi submetido à CBM, o centro onde a cirurgia foi realizada precisa, portanto, transmitir um plano abrangente de gestão de saúde pós-operatória para os prestadores de cuidados primários (23), que deve incluir quais procedimentos, exames de sangue e suplementos vitamínicos a longo prazo são necessários, quaisquer alterações de medicação e/ou monitoramento que possam ser necessárias e quando os pacientes devem ser encaminhados de volta para o centro CBM. As razões para o encaminhamento de volta ao centro de CBM ou a um especialista local incluem sintomas gastrointestinais persistentes, problemas nutricionais, gravidez, necessidade de apoio psicológico, recuperação de peso apreciável e outros problemas médicos que requerem cuidados bariátricos.

No que diz respeito à recuperação de peso, é fundamental que os pacientes e seus prestadores de cuidados primários de saúde entendam que algum grau de reganho de peso é típico (140), especialmente após dois anos de pós-operatório, e que mesmo o reganho de peso apreciável nunca deve ser considerado "fracasso", pois tal percepção pode exercer efeitos prejudiciais na autopercepção dos pacientes, na motivação para continuar o tratamento, na adesão aos controles e tratamentos posteriores e, finalmente, seus resultados clínicos (141, 142). Em vez disso, assim como os pacientes que experimentam recorrência da doença após a terapia contra o câncer, os pacientes que apresentam um reganho de peso significativo após a CBM exigem uma avaliação extensa, incluindo estudos anatômicos (p.ex., endoscopia UGI, estudos de bário UGI) e avaliação pela equipe multidisciplinar (143, 144).

Finalmente, o reganho de peso não é o único resultado clínico que pode justificar a realização de estudos após CBM. Por exemplo, pacientes que apresentam sintomas de DRGE, com ou sem reganho de peso após a CBM, também necessitam de uma avaliação objetiva para identificar ou descartar a DRGE, incluindo estudos de pH com ou sem manometria (145).

8. Conclusãoes

A obesidade tem sido considerada a pandemia mais extensa do mundo e sua prevalência, distribuição e custos continuam a aumentar. Para conter esta crescente onda de obesidade e suas inúmeras complicações e custos, os profissionais da saúde, seguradoras e funcionários públicos devem agora trabalhar juntos, sistematicamente, para aumentar a conscientização pública sobre os riscos adversos à saúde associados à obesidade e a possível melhoria desses riscos alcançados quando a terapia não cirúrgica e cirúrgica são combinadas. Eles também devem trabalhar para eliminar o estigma associado à obesidade, uma vez que tal estigmatização pode impedir os indivíduos de procurar tratamento adequado e de aderir a esse tratamento uma vez procurado. Isso requer que todos reconheçam e tratem a obesidade como a doença crônica que hoje se sabe ser, usando uma abordagem de equipe multidisciplinar como a usada para outras doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer. É somente através de tais esforços concertados que a pandemia de obesidade em constante agravamento pode ser revertida.

9.  Referências

1.            Bray GA, Frühbeck G, Ryan DH, Wilding JP. Management of obesity. Lancet (London, England) 2016;387: 1947-1956.

2.            Rueda-Clausen CF, Poddar M, Lear A, Poirier P, Sharma AM. Canadian Adult Obesity Clinical Practice Guidelines: Assessment of People Living with Obesity 2020. Available from: https://obesitycanada.ca/guidelines/assessment/.

3.            Abdullah A, Peeters A, de Courten M, Stoelwinder J. The magnitude of association between overweight and obesity and the risk of diabetes: a meta-analysis of prospective cohort studies. Diabetes Res Clin Pract 2010;89: 309-319.

4.            Maggio CA, Pi-Sunyer FX. Obesity and type 2 diabetes. Endocrinol Metab Clin North Am 2003;32: 805-822, viii.

5.            Piché ME, Tchernof A, Després JP. Obesity Phenotypes, Diabetes, and Cardiovascular Diseases. Circ Res 2020;126: 1477-1500.

6.            van Dis I, Kromhout D, Geleijnse JM, Boer JM, Verschuren WM. Body mass index and waist circumference predict both 10-year nonfatal and fatal cardiovascular disease risk: study conducted in 20,000 Dutch men and women aged 20-65 years. Eur J Cardiovasc Prev Rehabil 2009;16: 729-734.

7.            Ortega FB, Lavie CJ, Blair SN. Obesity and Cardiovascular Disease. Circ Res 2016;118: 1752-1770.

8.            Powell-Wiley TM, Poirier P, Burke LE, Després JP, Gordon-Larsen P, Lavie CJ, et al. Obesity and Cardiovascular Disease: A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation 2021;143: e984-e1010.

9.            Meurling IJ, Shea DO, Garvey JF. Obesity and sleep: a growing concern. Curr Opin Pulm Med 2019;25: 602-608.

10.         Crummy F, Piper AJ, Naughton MT. Obesity and the lung: 2. Obesity and sleep-disordered breathing. Thorax 2008;63: 738-746.

11.         Lakkis JI, Weir MR. Obesity and Kidney Disease. Prog Cardiovasc Dis 2018;61: 157-167.

12.         Silva Junior GB, Bentes AC, Daher EF, Matos SM. Obesity and kidney disease. J Bras Nefrol 2017;39: 65-69.

13.         Avgerinos KI, Spyrou N, Mantzoros CS, Dalamaga M. Obesity and cancer risk: Emerging biological mechanisms and perspectives. Metabolism 2019;92: 121-135.

14.         Colditz GA, Peterson LL. Obesity and Cancer: Evidence, Impact, and Future Directions. Clin Chem 2018;64: 154-162.

15.         Ho JSY, Fernando DI, Chan MY, Sia CH. Obesity in COVID-19: A Systematic Review and Meta-analysis. Ann Acad Med Singap 2020;49: 996-1008.

16.         Poly TN, Islam MM, Yang HC, Lin MC, Jian WS, Hsu MH, et al. Obesity and Mortality Among Patients Diagnosed With COVID-19: A Systematic Review and Meta-Analysis. Front Med (Lausanne) 2021;8: 620044.

17.         Sales-Peres SHC, de Azevedo-Silva LJ, Bonato RCS, Sales-Peres MC, Pinto A, Santiago Junior JF. Coronavirus (SARS-CoV-2) and the risk of obesity for critically illness and ICU admitted: Meta-analysis of the epidemiological evidence. Obes Res Clin Pract 2020;14: 389-397.

18.         Huang Y, Lu Y, Huang YM, Wang M, Ling W, Sui Y, et al. Obesity in patients with COVID-19: a systematic review and meta-analysis. Metabolism 2020;113: 154378.

19.         NCD-Risk-Factor-Collaboration. Trends in adult body-mass index in 200 countries from 1975 to 2014: a pooled analysis of 1698 population-based measurement studies with 19·2 million participants. Lancet (London, England) 2016;387: 1377-1396.

20.         NCD-Risk-Factor-Collaboration. Worldwide trends in body-mass index, underweight, overweight, and obesity from 1975 to 2016: a pooled analysis of 2416 population-based measurement studies in 128·9 million children, adolescents, and adults. Lancet (London, England) 2017;390: 2627-2642.

21.         Afshin A, Forouzanfar MH, Reitsma MB, Sur P, Estep K, Lee A, et al. Health Effects of Overweight and Obesity in 195 Countries over 25 Years. N Engl J Med 2017;377: 13-27.

22.         NCD-Risk-Factor-Collaboration. Height and body-mass index trajectories of school-aged children and adolescents from 1985 to 2019 in 200 countries and territories: a pooled analysis of 2181 population-based studies with 65 million participants. Lancet (London, England) 2020;396: 1511-1524.

23.         Lilian Kow, Mary O’Kane, Kevin P. White, Guilherme Macedo, Reem Shahaira, Jim Toouli, et al. Methodology and results of a joint IFSO-WGO Delphi Survey of 94 intercontinental, interdisciplinary experts in obesity management. [publication pending] 2023.

24.         Després JP, Lemieux I. Abdominal obesity and metabolic syndrome. Nature 2006;444: 881-887.

25.         Vega GL. Obesity and the metabolic syndrome. Minerva Endocrinol 2004;29: 47-54.

26.         Scheen AJ, Luyckx FH. Obesity and liver disease. Best Pract Res Clin Endocrinol Metab 2002;16: 703-716.

27.         Schuppan D, Schattenberg JM. Non-alcoholic steatohepatitis: pathogenesis and novel therapeutic approaches. J Gastroenterol Hepatol 2013;28 Suppl 1: 68-76.

28.         Smith BW, Adams LA. Non-alcoholic fatty liver disease. Crit Rev Clin Lab Sci 2011;48: 97-113.

29.         Bonfrate L, Wang DQ, Garruti G, Portincasa P. Obesity and the risk and prognosis of gallstone disease and pancreatitis. Best Pract Res Clin Gastroenterol 2014;28: 623-635.

30.         Cruz-Monserrate Z, Conwell DL, Krishna SG. The Impact of Obesity on Gallstone Disease, Acute Pancreatitis, and Pancreatic Cancer. Gastroenterol Clin North Am 2016;45: 625-637.

31.         Nimeri AA, Gamaleldin MM, McKenna KL, Turrin NP, Mustafa BO. Reduction of Venous Thromboembolism in Surgical Patients Using a Mandatory Risk-Scoring System: 5-Year Follow-Up of an American College of Surgeons National Surgical Quality Improvement Program. Clin Appl Thromb Hemost 2017;23: 392-396.

32.         Rodrigues AFS, Korkes F, Bezerra DSD, Freitas Júnior WR, Toledo LGM. Impact of bariatric surgery in patients with stress urinary incontinence. Einstein (Sao Paulo) 2021;19: eAO5701.

33.         Sheridan W, Da Silva AS, Leca BM, Ostarijas E, Patel AG, Aylwin SJ, et al. Weight loss with bariatric surgery or behaviour modification and the impact on female obesity-related urine incontinence: A comprehensive systematic review and meta-analysis. Clinical obesity 2021;11: e12450.

34.         Kalyvas A, Neromyliotis E, Koutsarnakis C, Komaitis S, Drosos E, Skandalakis GP, et al. A systematic review of surgical treatments of idiopathic intracranial hypertension (IIH). Neurosurg Rev 2021;44: 773-792.

35.         Mollan SP, Aguiar M, Evison F, Frew E, Sinclair AJ. The expanding burden of idiopathic intracranial hypertension. Eye (Lond) 2019;33: 478-485.

36.         Blagojevic M, Jinks C, Jeffery A, Jordan KP. Risk factors for onset of osteoarthritis of the knee in older adults: a systematic review and meta-analysis. Osteoarthritis Cartilage 2010;18: 24-33.

37.         Gadalla TM. Association of obesity with mood and anxiety disorders in the adult general population. Chronic Dis Can 2009;30: 29-36.

38.         Kolotkin RL, Meter K, Williams GR. Quality of life and obesity. Obes Rev 2001;2: 219-229.

39.         Kushner RF, Foster GD. Obesity and quality of life. Nutrition 2000;16: 947-952.

40.         Mannucci E, Petroni ML, Villanova N, Rotella CM, Apolone G, Marchesini G. Clinical and psychological correlates of health-related quality of life in obese patients. Health Qual Life Outcomes 2010;8: 90.

41.         Riazi A, Shakoor S, Dundas I, Eiser C, McKenzie SA. Health-related quality of life in a clinical sample of obese children and adolescents. Health Qual Life Outcomes 2010;8: 134.

42.         Angrisani L, Santonicola A, Iovino P, Vitiello A, Zundel N, Buchwald H, et al. Bariatric Surgery and Endoluminal Procedures: IFSO Worldwide Survey 2014. Obesity surgery 2017;27: 2279-2289.

43.         Malik VS, Willett WC, Hu FB. Global obesity: trends, risk factors and policy implications. Nat Rev Endocrinol 2013;9: 13-27.

44.         Seidell JC, Halberstadt J. The global burden of obesity and the challenges of prevention. Ann Nutr Metab 2015;66 Suppl 2: 7-12.

45.         Reynolds CL, Byrne SM, Hamdorf JM. Treatment Success: Investigating Clinically Significant Change in Quality of Life Following Bariatric Surgery. Obesity surgery 2017;27: 1842-1848.

46.         Jensen MD, Ryan DH, Apovian CM, Ard JD, Comuzzie AG, Donato KA, et al. 2013 AHA/ACC/TOS guideline for the management of overweight and obesity in adults: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines and The Obesity Society. J Am Coll Cardiol 2014;63: 2985-3023.

47.         Mechanick JI, Apovian C, Brethauer S, Garvey WT, Joffe AM, Kim J, et al. CLINICAL PRACTICE GUIDELINES FOR THE PERIOPERATIVE NUTRITION, METABOLIC, AND NONSURGICAL SUPPORT OF PATIENTS UNDERGOING BARIATRIC PROCEDURES - 2019 UPDATE: COSPONSORED BY AMERICAN ASSOCIATION OF CLINICAL ENDOCRINOLOGISTS/AMERICAN COLLEGE OF ENDOCRINOLOGY, THE OBESITY SOCIETY, AMERICAN SOCIETY FOR METABOLIC & BARIATRIC SURGERY, OBESITY MEDICINE ASSOCIATION, AND AMERICAN SOCIETY OF ANESTHESIOLOGISTS - EXECUTIVE SUMMARY. Endocr Pract 2019;25: 1346-1359.

48.         National-Institute-for-Health-and-Care-Excellence. NICE CG189 Obesity: identification, assessment and management of overweight and obesity in children, young people and adults. London: National Institute for Health and Care Excellence; 2014 [Internet] 2021 [cited 2021 30 April 2021]. Available from: http://www.nice.org.uk/guidance/cg189.

49.         Mechanick JI, Apovian C, Brethauer S, Timothy Garvey W, Joffe AM, Kim J, et al. Clinical Practice Guidelines for the Perioperative Nutrition, Metabolic, and Nonsurgical Support of Patients Undergoing Bariatric Procedures - 2019 Update: Cosponsored by American Association of Clinical Endocrinologists/American College of Endocrinology, The Obesity Society, American Society for Metabolic and Bariatric Surgery, Obesity Medicine Association, and American Society of Anesthesiologists. Obesity (Silver Spring) 2020;28: O1-o58.

50.         Aarts MA, Sivapalan N, Nikzad SE, Serodio K, Sockalingam S, Conn LG. Optimizing Bariatric Surgery Multidisciplinary Follow-up: a Focus on Patient-Centered Care. Obesity surgery 2017;27: 730-736.

51.         Fletcher PC, Kenny PJ. Food addiction: a valid concept? Neuropsychopharmacology 2018;43: 2506-2513.

52.         Heinberg LJ, Ashton K, Coughlin J. Alcohol and bariatric surgery: review and suggested recommendations for assessment and management. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2012;8: 357-363.

53.         Bordignon S, Aparício MJG, Bertoletti J, Trentini CM. Personality characteristics and bariatric surgery outcomes: a systematic review. Trends Psychiatry Psychother 2017;39: 124-134.

54.         Kirk S, Ramos Salas X, Alberga AS, S. R-M. Canadian Adult Obesity Clinical Practice Guidelines: Reducing Weight Bias, Stigma and Discrimination in Obesity Management, Practice and Policy 2021 [cited 2021 30 April 2021]. Available from: https://obesitycanada.ca/guidelines/weightbias/.

55.         Wharton S, Lau DCW, Vallis M, Sharma AM, Biertho L, Campbell-Scherer D, et al. Obesity in adults: a clinical practice guideline. Cmaj 2020;192: E875-e891.

56.         Puhl RM, Heuer CA. The stigma of obesity: a review and update. Obesity (Silver Spring) 2009;17: 941-964.

57.         Teachman BA, Brownell KD. Implicit anti-fat bias among health professionals: is anyone immune? Int J Obes Relat Metab Disord 2001;25: 1525-1531.

58.         Vallis MT, Currie B, Lawlor D, Ransom T. Healthcare Professional Bias Against the Obese: How Do We Know If We Have a Problem? Canadian Journal of Diabetes 2007;31: 365-370.

59.         Parrott J, Frank L, Rabena R, Craggs-Dino L, Isom KA, Greiman L. American Society for Metabolic and Bariatric Surgery Integrated Health Nutritional Guidelines for the Surgical Weight Loss Patient 2016 Update: Micronutrients. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2017;13: 727-741.

60.         Poitou Bernert C, Ciangura C, Coupaye M, Czernichow S, Bouillot JL, Basdevant A. Nutritional deficiency after gastric bypass: diagnosis, prevention and treatment. Diabetes Metab 2007;33: 13-24.

61.         Stroh C, Manger T, Benedix F. Metabolic surgery and nutritional deficiencies. Minerva chirurgica 2017;72: 432-441.

62.         Ziegler O, Sirveaux MA, Brunaud L, Reibel N, Quilliot D. Medical follow up after bariatric surgery: nutritional and drug issues. General recommendations for the prevention and treatment of nutritional deficiencies. Diabetes Metab 2009;35: 544-557.

63.         O'Kane M, Parretti HM, Pinkney J, Welbourn R, Hughes CA, Mok J, et al. British Obesity and Metabolic Surgery Society Guidelines on perioperative and postoperative biochemical monitoring and micronutrient replacement for patients undergoing bariatric surgery-2020 update. Obes Rev 2020;21: e13087.

64.         Parrott JM, Craggs-Dino L, Faria SL, O'Kane M. The Optimal Nutritional Programme for Bariatric and Metabolic Surgery. Curr Obes Rep 2020;9: 326-338.

65.         Quilliot D, Coupaye M, Ciangura C, Czernichow S, Sallé A, Gaborit B, et al. Recommendations for nutritional care after bariatric surgery: Recommendations for best practice and SOFFCO-MM/AFERO/SFNCM/expert consensus. J Visc Surg 2021;158: 51-61.

66.         Sherf-Dagan S, Sinai T, Goldenshluger A, Globus I, Kessler Y, Schweiger C, et al. Nutritional Assessment and Preparation for Adult Bariatric Surgery Candidates: Clinical Practice. Adv Nutr 2021;12: 1020-1031.

67.         Hassannejad A, Khalaj A, Mansournia MA, Rajabian Tabesh M, Alizadeh Z. The Effect of Aerobic or Aerobic-Strength Exercise on Body Composition and Functional Capacity in Patients with BMI ≥35 after Bariatric Surgery: a Randomized Control Trial. Obesity surgery 2017;27: 2792-2801.

68.         Jakicic JM, Davis KK. Obesity and physical activity. Psychiatr Clin North Am 2011;34: 829-840.

69.         Neumann CR, Marcon ER, CG M. Princípios, Formação e Prática. In: Gusso G, JMC L (eds). Tratado de Medicina de Família e Comunidade Art. Med., 2012, pp 1417-1427.

70.         Lau DC, Douketis JD, Morrison KM, Hramiak IM, Sharma AM, Ur E. 2006 Canadian clinical practice guidelines on the management and prevention of obesity in adults and children [summary]. Cmaj 2007;176: S1-13.

71.         Parikh M, Liu J, Vieira D, Tzimas D, Horwitz D, Antony A, et al. Preoperative Endoscopy Prior to Bariatric Surgery: a Systematic Review and Meta-Analysis of the Literature. Obesity surgery 2016;26: 2961-2966.

72.         Bello-Chavolla OY, Bahena-López JP, Antonio-Villa NE, Vargas-Vázquez A, González-Díaz A, Márquez-Salinas A, et al. Predicting Mortality Due to SARS-CoV-2: A Mechanistic Score Relating Obesity and Diabetes to COVID-19 Outcomes in Mexico. J Clin Endocrinol Metab 2020;105.

73.         Docherty AB, Harrison EM, Green CA, Hardwick HE, Pius R, Norman L, et al. Features of 20 133 UK patients in hospital with covid-19 using the ISARIC WHO Clinical Characterisation Protocol: prospective observational cohort study. Bmj 2020;369: m1985.

74.         Petrilli CM, Jones SA, Yang J, Rajagopalan H, O'Donnell L, Chernyak Y, et al. Factors associated with hospital admission and critical illness among 5279 people with coronavirus disease 2019 in New York City: prospective cohort study. Bmj 2020;369: m1966.

75.         Sattar N, Ho FK, Gill JM, Ghouri N, Gray SR, Celis-Morales CA, et al. BMI and future risk for COVID-19 infection and death across sex, age and ethnicity: Preliminary findings from UK biobank. Diabetes & metabolic syndrome 2020;14: 1149-1151.

76.         Williamson EJ, Walker AJ, Bhaskaran K, Bacon S, Bates C, Morton CE, et al. Factors associated with COVID-19-related death using OpenSAFELY. Nature 2020;584: 430-436.

77.         Goel R, Nasta AM, Goel M, Prasad A, Jammu G, Fobi M, et al. Complications after bariatric surgery: A multicentric study of 11,568 patients from Indian bariatric surgery outcomes reporting group. Journal of minimal access surgery 2021;17: 213-220.

78.         Pories WJ. Bariatric surgery: risks and rewards. J Clin Endocrinol Metab 2008;93: S89-96.

79.         Marczuk P, Kubisa MJ, Święch M, Walędziak M, Kowalewski P, Major P, et al. Effectiveness and Safety of Roux-en-Y Gastric Bypass in Elderly Patients-Systematic Review and Meta-analysis. Obesity surgery 2019;29: 361-368.

80.         Giordano S, Victorzon M. Bariatric surgery in elderly patients: a systematic review. Clin Interv Aging 2015;10: 1627-1635.

81.         Volkert D, Beck AM, Cederholm T, Cruz-Jentoft A, Goisser S, Hooper L, et al. ESPEN guideline on clinical nutrition and hydration in geriatrics. Clin Nutr 2019;38: 10-47.

82.         Chow A, Switzer NJ, Gill RS, Dang J, Ko YM, Shi X, et al. Roux-en-Y Gastric Bypass in the Elderly: a Systematic Review. Obesity surgery 2016;26: 626-630.

83.         Domienik-Karłowicz J, Pruszczyk P, Lisik W. Bariatric Surgery in the Elderly Patient: Safety and Short-Time Outcome. A Case Match Analysis: Letter to the Editor. Obesity surgery 2019;29: 1658.

84.         Gray KD, Moore MD, Bellorin O, Abelson JS, Dakin G, Zarnegar R, et al. Increased Metabolic Benefit for Obese, Elderly Patients Undergoing Roux-en-Y Gastric Bypass vs Sleeve Gastrectomy. Obesity surgery 2018;28: 636-642.

85.         Shenoy SS, Gilliam A, Mehanna A, Kanakala V, Bussa G, Gill T, et al. Laparoscopic Sleeve Gastrectomy Versus Laparoscopic Roux-en-Y Gastric Bypass in Elderly Bariatric Patients: Safety and Efficacy-a Systematic Review and Meta-analysis. Obesity surgery 2020;30: 4467-4473.

86.         Kaplan U, Penner S, Farrokhyar F, Andruszkiewicz N, Breau R, Gmora S, et al. Bariatric Surgery in the Elderly Is Associated with Similar Surgical Risks and Significant Long-Term Health Benefits. Obesity surgery 2018;28: 2165-2170.

87.         Balasundaram P, Krishna S. Obesity Effects On Child Health.  StatPearls. StatPearls Publishing.  Copyright © 2022, StatPearls Publishing LLC.: Treasure Island (FL), 2022.

88.         Gurnani M, Birken C, Hamilton J. Childhood Obesity: Causes, Consequences, and Management. Pediatr Clin North Am 2015;62: 821-840.

89.         Sahoo K, Sahoo B, Choudhury AK, Sofi NY, Kumar R, Bhadoria AS. Childhood obesity: causes and consequences. J Family Med Prim Care 2015;4: 187-192.

90.         Gordon-Larsen P, Adair LS, Nelson MC, Popkin BM. Five-year obesity incidence in the transition period between adolescence and adulthood: the National Longitudinal Study of Adolescent Health. Am J Clin Nutr 2004;80: 569-575.

91.         Fontaine KR, Redden DT, Wang C, Westfall AO, Allison DB. Years of life lost due to obesity. Jama 2003;289: 187-193.

92.         Poliakin L, Roberts A, Thompson KJ, Raheem E, McKillop IH, Nimeri A. Outcomes of adolescents compared with young adults after bariatric surgery: an analysis of 227,671 patients using the MBSAQIP data registry. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2020;16: 1463-1473.

93.         ASMBS-Clinical-Issues-Committee. Peri-operative management of obstructive sleep apnea. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2012;8: e27-32.

94.         Pinhas-Hamiel O, Hamiel U, Bendor CD, Bardugo A, Twig G, Cukierman-Yaffe T. The Global Spread of Severe Obesity in Toddlers, Children, and Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis. Obesity facts 2022;15: 118-134.

95.         Malhotra S, Czepiel KS, Akam EY, Shaw AY, Sivasubramanian R, Seetharaman S, et al. Bariatric surgery in the treatment of adolescent obesity: current perspectives in the United States. Expert Rev Endocrinol Metab 2021;16: 123-134.

96.         Jirapinyo P, Thompson CC. Endoscopic Bariatric and Metabolic Therapies: Surgical Analogues and Mechanisms of Action. Clin Gastroenterol Hepatol 2017;15: 619-630.

97.         Sullivan S, Edmundowicz SA, Thompson CC. Endoscopic Bariatric and Metabolic Therapies: New and Emerging Technologies. Gastroenterology 2017;152: 1791-1801.

98.         Alsabah S, Al Haddad E, Ekrouf S, Almulla A, Al-Subaie S, Al Kendari M. The safety and efficacy of the procedureless intragastric balloon. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2018;14: 311-317.

99.         Bazerbachi F, Haffar S, Sawas T, Vargas EJ, Kaur RJ, Wang Z, et al. Fluid-Filled Versus Gas-Filled Intragastric Balloons as Obesity Interventions: a Network Meta-analysis of Randomized Trials. Obesity surgery 2018;28: 2617-2625.

100.       Ienca R, Al Jarallah M, Caballero A, Giardiello C, Rosa M, Kolmer S, et al. The Procedureless Elipse Gastric Balloon Program: Multicenter Experience in 1770 Consecutive Patients. Obesity surgery 2020;30: 3354-3362.

101.       Jamal MH, Almutairi R, Elabd R, AlSabah SK, Alqattan H, Altaweel T. The Safety and Efficacy of Procedureless Gastric Balloon: a Study Examining the Effect of Elipse Intragastric Balloon Safety, Short and Medium Term Effects on Weight Loss with 1-Year Follow-Up Post-removal. Obesity surgery 2019;29: 1236-1241.

102.       Kumar N, Bazerbachi F, Rustagi T, McCarty TR, Thompson CC, Galvao Neto MP, et al. The Influence of the Orbera Intragastric Balloon Filling Volumes on Weight Loss, Tolerability, and Adverse Events: a Systematic Review and Meta-Analysis. Obesity surgery 2017;27: 2272-2278.

103.       Stavrou G, Shrewsbury A, Kotzampassi K. Six intragastric balloons: Which to choose? World J Gastrointest Endosc 2021;13: 238-259.

104.       Trang J, Lee SS, Miller A, Cruz Pico CX, Postoev A, Ibikunle I, et al. Incidence of nausea and vomiting after intragastric balloon placement in bariatric patients - A systematic review and meta-analysis. International journal of surgery (London, England) 2018;57: 22-29.

105.       Hedjoudje A, Abu Dayyeh BK, Cheskin LJ, Adam A, Neto MG, Badurdeen D, et al. Efficacy and Safety of Endoscopic Sleeve Gastroplasty: A Systematic Review and Meta-Analysis. Clin Gastroenterol Hepatol 2020;18: 1043-1053.e1044.

106.       Jalal MA, Cheng Q, Edye MB. Systematic Review and Meta-Analysis of Endoscopic Sleeve Gastroplasty with Comparison to Laparoscopic Sleeve Gastrectomy. Obesity surgery 2020;30: 2754-2762.

107.       Marincola G, Gallo C, Hassan C, Raffaelli M, Costamagna G, Bove V, et al. Laparoscopic sleeve gastrectomy versus endoscopic sleeve gastroplasty: a systematic review and meta-analysis. Endosc Int Open 2021;9: E87-e95.

108.       Yoon JY, Arau RT. The Efficacy and Safety of Endoscopic Sleeve Gastroplasty as an Alternative to Laparoscopic Sleeve Gastrectomy. Clin Endosc 2021;54: 17-24.

109.       Sharaiha RZ, Hajifathalian K, Kumar R, Saunders K, Mehta A, Ang B, et al. Five-Year Outcomes of Endoscopic Sleeve Gastroplasty for the Treatment of Obesity. Clin Gastroenterol Hepatol 2021;19: 1051-1057.e1052.

110.       Carlsson LMS, Sjöholm K, Jacobson P, Andersson-Assarsson JC, Svensson PA, Taube M, et al. Life Expectancy after Bariatric Surgery in the Swedish Obese Subjects Study. N Engl J Med 2020;383: 1535-1543.

111.       Rutledge R. The mini-gastric bypass: experience with the first 1,274 cases. Obesity surgery 2001;11: 276-280.

112.       Mejía-Rivas MA, Herrera-López A, Hernández-Calleros J, Herrera MF, Valdovinos MA. Gastroesophageal reflux disease in morbid obesity: the effect of Roux-en-Y gastric bypass. Obesity surgery 2008;18: 1217-1224.

113.       Qumseya BJ, Qumsiyeh Y, Ponniah SA, Estores D, Yang D, Johnson-Mann CN, et al. Barrett's esophagus after sleeve gastrectomy: a systematic review and meta-analysis. Gastrointest Endosc 2021;93: 343-352.e342.

114.       Sebastianelli L, Benois M, Vanbiervliet G, Bailly L, Robert M, Turrin N, et al. Systematic Endoscopy 5 Years After Sleeve Gastrectomy Results in a High Rate of Barrett's Esophagus: Results of a Multicenter Study. Obesity surgery 2019;29: 1462-1469.

115.       Stenard F, Iannelli A. Laparoscopic sleeve gastrectomy and gastroesophageal reflux. World journal of gastroenterology 2015;21: 10348-10357.

116.       Morais M, Faria G, Preto J, Costa-Maia J. Gallstones and Bariatric Surgery: To Treat or Not to Treat? World journal of surgery 2016;40: 2904-2910.

117.       Mulliri A, Menahem B, Alves A, Dupont B. Ursodeoxycholic acid for the prevention of gallstones and subsequent cholecystectomy after bariatric surgery: a meta-analysis of randomized controlled trials. J Gastroenterol 2022;57: 529-539.

118.       Sneineh MA, Harel L, Elnasasra A, Razin H, Rotmensh A, Moscovici S, et al. Increased Incidence of Symptomatic Cholelithiasis After Bariatric Roux-En-Y Gastric Bypass and Previous Bariatric Surgery: a Single Center Experience. Obesity surgery 2020;30: 846-850.

119.       Talha A, Abdelbaki T, Farouk A, Hasouna E, Azzam E, Shehata G. Cholelithiasis after bariatric surgery, incidence, and prophylaxis: randomized controlled trial. Surgical endoscopy 2020;34: 5331-5337.

120.       Antozzi P, Soto F, Arias F, Carrodeguas L, Ropos T, Zundel N, et al. Development of acute gouty attack in the morbidly obese population after bariatric surgery. Obesity surgery 2005;15: 405-407.

121.       Friedman JE, Dallal RM, Lord JL. Gouty attacks occur frequently in postoperative gastric bypass patients. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2008;4: 11-13.

122.       Romero-Talamás H, Daigle CR, Aminian A, Corcelles R, Brethauer SA, Schauer PR. The effect of bariatric surgery on gout: a comparative study. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2014;10: 1161-1165.

123.       Tana C, Busetto L, Di Vincenzo A, Ricci F, Ticinesi A, Lauretani F, et al. Management of hyperuricemia and gout in obese patients undergoing bariatric surgery. Postgrad Med 2018;130: 523-535.

124.       Duffey BG, Pedro RN, Makhlouf A, Kriedberg C, Stessman M, Hinck B, et al. Roux-en-Y gastric bypass is associated with early increased risk factors for development of calcium oxalate nephrolithiasis. J Am Coll Surg 2008;206: 1145-1153.

125.       Lieske JC, Mehta RA, Milliner DS, Rule AD, Bergstralh EJ, Sarr MG. Kidney stones are common after bariatric surgery. Kidney Int 2015;87: 839-845.

126.       Thongprayoon C, Cheungpasitporn W, Vijayvargiya P, Anthanont P, Erickson SB. The risk of kidney stones following bariatric surgery: a systematic review and meta-analysis. Ren Fail 2016;38: 424-430.

127.       Upala S, Jaruvongvanich V, Sanguankeo A. Risk of nephrolithiasis, hyperoxaluria, and calcium oxalate supersaturation increased after Roux-en-Y gastric bypass surgery: a systematic review and meta-analysis. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2016;12: 1513-1521.

128.       Algahtani HA, Khan AS, Khan MA, Aldarmahi AA, Lodhi Y. Neurological complications of bariatric surgery. Neurosciences (Riyadh) 2016;21: 241-245.

129.       Alligier M, Borel AL, Savey V, Rives-Lange C, Brindisi MC, Piguel X, et al. A series of severe neurologic complications after bariatric surgery in France: the NEUROBAR Study. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2020;16: 1429-1435.

130.       Bal BS, Finelli FC, Shope TR, Koch TR. Nutritional deficiencies after bariatric surgery. Nat Rev Endocrinol 2012;8: 544-556.

131.       Hadi YB, Mann R, Sohail AH, Shah-Khan SM, Szoka N, Abunnaja S, et al. Metabolic bone disease and fracture risk after gastric bypass and sleeve gastrectomy: comparative analysis of a multi-institutional research network. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2022;18: 604-609.

132.       Krez AN, Stein EM. The Skeletal Consequences of Bariatric Surgery. Curr Osteoporos Rep 2020;18: 262-272.

133.       Paccou J, Caiazzo R, Lespessailles E, Cortet B. Bariatric Surgery and Osteoporosis. Calcif Tissue Int 2022;110: 576-591.

134.       Paccou J, Tsourdi E, Meier C, Palermo A, Pepe J, Body JJ, et al. Bariatric surgery and skeletal health: A narrative review and position statement for management by the European Calcified Tissue Society (ECTS). Bone 2022;154: 116236.

135.       Ben-Porat T, Elazary R, Goldenshluger A, Sherf Dagan S, Mintz Y, Weiss R. Nutritional deficiencies four years after laparoscopic sleeve gastrectomy-are supplements required for a lifetime? Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2017;13: 1138-1144.

136.       Madhok BM, Mahawar KK, Hadfield JN, Courtney M, Stubbing-Moore A, Koshy S, et al. Haematological indices and haematinic levels after mini gastric bypass: a matched comparison with Roux-en-Y gastric bypass. Clinical obesity 2018;8: 43-49.

137.       Gombart AF, Pierre A, Maggini S. A Review of Micronutrients and the Immune System-Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients 2020;12.

138.       Mauro Lombardo, Arianna Franchi, Elvira Padua, Valeria Guglielmi, Monica D'Adamo, Giuseppe Annino, et al. Potential Nutritional Deficiencies in Obese Subjects 5 Years After Bariatric Surgery. Bariatric Surgical Practice and Patient Care 2019;14.

139.       Nicoletti A, Ponziani FR, Biolato M, Valenza V, Marrone G, Sganga G, et al. Intestinal permeability in the pathogenesis of liver damage: From non-alcoholic fatty liver disease to liver transplantation. World journal of gastroenterology 2019;25: 4814-4834.

140.       Shiau J, Biertho L. Canadian Adult Obesity Clinical Practice Guidelines: Bariatric Surgery: Postoperative Management. 2020. Available from: https://obesitycanada.ca/guidelines/postop/.

141.       Trainer S, Benjamin T. Elective surgery to save my life: rethinking the "choice" in bariatric surgery. J Adv Nurs 2017;73: 894-904.

142.       Vallis MT, Macklin D, Russell-Mayhew S. Canadian Adult Obesity Clinical Practice Guidelines: Effective Psychological and Behavioural Interventions in Obesity Management 2020. Available from: https://obesitycanada.ca/guidelines/behavioural/.

143.       Cornejo-Pareja I, Molina-Vega M, Gómez-Pérez AM, Damas-Fuentes M, Tinahones FJ. Factors Related to Weight Loss Maintenance in the Medium-Long Term after Bariatric Surgery: A Review. J Clin Med 2021;10.

144.       Eisenberg D, Noria S, Grover B, Goodpaster K, Rogers AM. ASMBS position statement on weight bias and stigma. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2019;15: 814-821.

145.       Soricelli E, Casella G, Baglio G, Maselli R, Ernesti I, Genco A. Lack of correlation between gastroesophageal reflux disease symptoms and esophageal lesions after sleeve gastrectomy. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery 2018;14: 751-756.

146.       Jirapinyo P, Thompson CC. Obesity Primer for the Practicing Gastroenterologist. Am J Gastroenterol 2021;116: 918-934.

 

Metodologia e resultados de uma pesquisa Delphi conjunta IFSO-WGO de 94 especialistas intercontinentais e interdisciplinares no tratamento da obesidade

Conteúdo

(Clique para expandir secção)

1.  Introdução

Atualmente, cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade, e esse número está aumentando constantemente[2-4] inclusive entre crianças e adolescentes[5]. Além de suas próprias implicações para a saúde e boa forma física, a obesidade aumenta o risco de inúmeras outras complicações potencialmente fatais, como diabetes mellitus tipo 2 (DM2)[6] doenças cardiovasculares[7] e pelo menos 13 tipos de câncer, incluindo mama, colorretal e ovário, entre outros[8,9]. O excesso de peso também tem sido associado à diminuição significativa da qualidade de vida[2], aumento significativo do risco de mortalidade precoce, diminuição da esperança de vida[10] e aumento da mortalidade relacionada com o câncer[11].  Esses riscos se estendem até a obesidade infantil[12].

Tratar a obesidade é difícil, pois a mensagem "comer menos e fazer mais exercício" raramente alcança resultados satisfatórios a longo prazo. Consequentemente, e devido às numerosas comorbidades a ela associadas, a obesidade tem sido denominada "uma doença progressiva recorrente crônica"[13]. Apesar das mudanças na dieta e no estilo de vida, como exercícios e acompanhamento psicológico, continuem sendo a primeira linha de tratamento, os avanços relativamente recentes no tratamento da obesidade incluíram intervenções farmacológicas, endoscópicas e cirúrgicas. A cirurgia bariátrica segue sendo significativamente mais eficaz do que as mudanças na dieta e no estilo de vida isoladamente, em termos de induzir a perda de peso, reduzir comorbidades e melhorar a qualidade de vida[14-17].

Existem hoje várias intervenções cirúrgicas especiais. A escolha de qual procedimento selecionar e quando oferecer a cirurgia geralmente varia entre clínicas e regiões[18]. Os procedimentos bariátricos também apresentam seus próprios riscos, incluindo um risco baixo, mas não negligenciável (0,15-0,35%) de mortalidade intraoperatória[19, 20]. Complicações adicionais da cirurgia bariátrica incluem deficiências nutricionais potencialmente fatais[21-24]; hemorragias pós-operatórias, obstruções intestinais, refluxo gastroesofágico grave e várias síndromes gastrointestinais[19]. Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica também podem ser propensos a desenvolver novos comportamentos de dependência pós-operatórios, como abuso de substâncias [25]. Consequentemente, os procedimentos de cirurgia bariátrica não devem ser usados para substituir, mas sim para complementar outras abordagens não cirúrgicas para o tratamento da obesidade, incluindo mudanças dietéticas e de estilo de vida. Também é importante identificar e tratar a psicopatologia, utilizando acompanhamento psicossocial e farmacoterapia[25]. No entanto, tal como acontece com a escolha dos procedimentos cirúrgicos, existe uma variabilidade considerável na forma e na medida em que esses serviços são coadministrados[26]. Existe também variabilidade entre os pacientes considerados aptos e seguros para procedimentos endoscópicos e bariátricos[27]; como definir o sucesso e o fracasso do tratamento[16,28]; quanto de recuperação de peso deve ser considerado aceitável[29]; e qual métrica usar para medir o reganho de peso (por exemplo, excesso vs. peso total perdido)[30].

Foi essa variabilidade e incerteza em tantas práticas de tratamento da obesidade que levaram a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) e a Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO) a unir forças no final de 2020 para tomar medidas tendentes a elaborar diretrizes internacionais sobre a avaliação, tratamento e seguimento de longo prazo da obesidade. Isto incluiu a realização de uma pesquisa a especialistas internacionais e interdisciplinares no tratamento da obesidade para identificar áreas de consenso e não consensos sobre uma série de tópicos, cujos resultados poderiam ser usados para ajudar na elaboração de diretrizes conjuntas IFSO-WGO de tratamento da obesidade. Este documento apresenta os resultados da pesquisa realizada a 94 especialistas no tratamento da obesidade de várias disciplinas e de seis continentes.

2.  Métodos

Foi tomada a decisão de realizar uma pesquisa Delphi modificada, on-line, e de duas rodadas, seguindo as diretrizes da pesquisa Delphi publicadas[31]. A abordagem Delphi foi adotada devido à sua utilização exponencialmente crescente nas ciências da saúde e outros campos para identificar áreas de consenso e não consensos entre especialistas. Entre os principais benefícios das pesquisas Delphi é que todos votam ao mesmo tempo, o que reduz o risco de viés de conformidade/aquiescência normalmente atribuído a reuniões de consenso presenciais[31].

O desenvolvimento da pesquisa começou pedindo a cada membro do comitê diretor a elaboração de uma lista de questões e perguntas de grande interesse, particularmente dentro de sua própria disciplina. Para ser incluída na pesquisa, a questão não poderia já ser considerada um padrão universal de cuidados firmemente estabelecido, com base em evidências empíricas publicadas, mas que deveria ter considerável importância para o tratamento do sobrepeso ou obesidade. Tais questões podem dizer respeito a praticamente qualquer aspecto do tratamento da obesidade, desde epidemiologia e percepções do público até o tratamento e acompanhamento.

As listas criadas foram enviadas ao especialista em pesquisa Delphi para edição, consolidação em uma única pesquisa e reformatação para garantir a compreensibilidade e consistência da apresentação. O desenvolvimento da pesquisa incluiu várias etapas para reduzir o risco de viés potencialmente induzido pela própria pesquisa, como as seguintes (a) usar principalmente afirmações enviesadas (por exemplo, nem a favor nem contra uma determinada crença ou abordagem); b) equilibrar o número restante de afirmações favoráveis e desfavoráveis; (c) alterar a ordem das opções de resposta para minimizar o risco de viés de ordem (por exemplo, listar a opção de resposta mais favorável da primeira à última); e (d) realizar uma pesquisa piloto com 10 especialistas para identificar preocupações e eventuais erros linguísticos, factuais ou conceituais.

Antes da pesquisa piloto, a primeira versão completa da pesquisa foi enviada a todos os membros do comitê diretor para comentários e possíveis alterações. Em seguida, o comitê revisou os resultados e comentários da pesquisa piloto. Os resultados do estudo piloto NÃO foram incluídos na análise dos dados para determinar o consenso.

A pesquisa final da Rodada 1 consistiu em 157 enunciados subdivididas em seis módulos:  Módulo 1- Epidemiologia e fatores de risco (20 enunciados); Módulo 2- Seleção de pacientes para cirurgia bariátrica e metabólica (CBM, 29 enunciados); Módulo 3- Questões psicológicas (14 enunciados); Módulo 4 - Preparação do paciente para CBM (23 enunciados); Módulo 5 - Endoscopia bariátrica (39 enunciados, votadas apenas por cirurgiões e endoscopistas); e Módulo 6 - Resultados e seguimento (32 enunciados). Os enunciados que não atingiram pelo menos 70% de consenso foram incluídos em uma segunda rodada de pesquisa. Cada especialista foi perguntado, no início e no final de cada módulo, quanto se sentiam cômodos ao votar na área de interesse do módulo, avaliado de muito desconfortável a muito à vontade. Isso foi feito para desencorajar os votantes de votarem em enunciados nos quais não se se sentissem à vontade; e assim os votos de votantes desconfortáveis poderiam ser excluídos durante a análise de dados.  Importa notar que o comitê diretor decidiu definir o consenso com qualquer enunciado específico como ≥70%  de acordo sobre a opção de resposta mais comumente selecionada; e exigir pelo menos 80% de participação no voto (≥80% dos votantes elegíveis) em qualquer enunciado para que a contagem final do voto desse enunciado seja considerada válida.

O painel de especialistas foi concebido para ser intercontinental e interdisciplinar, e ser formado por profissionais com experiência reconhecida internacionalmente e vasta experiência no tratamento da obesidade. Em junho de 2021, foi enviado um e-mail para 100 especialistas que haviam concordado anteriormente em participar da pesquisa, juntamente com um link para a pesquisa da Rodada 1, aprovada pelo comitê, na plataforma on-line Survey Monkey. Esses especialistas abrangem a África, Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio, América do Norte e Oceania, bem como as áreas de endoscopia bariátrica, cirurgia bariátrica, medicina geral, hepatologia, psicologia e nutrição. Entre os 100 especialistas convidados a completar a pesquisa, 94 o fizeram dentro do prazo de 30 dias previsto para a conclusão da primeira rodada e foram incluídos na análise de consenso. As características clínicas desses 94 especialistas estão resumidas na Tabela 1A, e as características clínicas dos n=37 cirurgiões bariátricos e n=55 com experiência em endoscopia bariátrica estão resumidas na Tabela 1-B.

3.  Resultados

Entre os cinco módulos abertos a todos os especialistas, o número de votantes variou de 80 a 94 (85-100%) de 94; enquanto, para o Módulo 5, restrito a cirurgiões bariátricos e endoscopistas, o número de votantes dos enunciados variou de 54 a 58 (94,7-100%) de 58. Assim sendo, nenhum enunciado dos seis módulos da Rodada 1 deixou de atingir o mínimo de 80% para ser considerado um voto válido.

Uma vez analisados os resultados da primeira rodada, 23 enunciados - Módulo 2-Parte B, sobre a "importância relativa dos fatores pré-operatórios do paciente" - foram adicionados à pesquisa da segunda rodada. A análise final foi, portanto, de 180 (157+23) enunciados.

Entre os 180 enunciados incluídos na análise final, apenas 17 (9,4%) foram considerados pelo painel consultivo como favoráveis a um determinado conceito/crença/abordagem, 19 desfavoráveis (10,6%) e 144 (80,0%) sem juízos de valor (Tabela 2). Entre esses 180, 134 (74,4%) tinham as opções de resposta binária de "concordo/discordo", enquanto 46 (75,6%) tinham outra ou mais opções de resposta (por exemplo, mais/menos/quase igual). Um terceira rodada abreviada de votação foi realizado para oito dos 23 enunciados adicionados à Rodada 2 para os quais nenhum consenso foi alcançado nessa rodada, permitindo assim duas rodadas de votação para todos os enunciados para os quais nenhum consenso foi alcançado durante a primeira votação.

Pelo menos 70% de consenso foi alcançado em 158 enunciados (87,8%) - 114 na primeira rodada e 44 no segundo. No entanto, o consenso de 100% foi alcançado apenas em 12 enunciados (6,7% de todos os enunciados, 7,6% dos enunciados que alcançaram consenso), sendo o consenso de 80-89,9% o resultado mais comum (37,8 e 43,0%, respectivamente). O consenso médio por módulo foi de 83,6% em geral, variando de 78,0% para endoscopia bariátrica e 87,9% para resultados e seguimento (Tabela 2).

Os resultados para cada um dos seis módulos são resumidos individualmente nas Tabelas 3 a 9, com o Módulo 2 -sobre seleção de pacientes para CBM- subdividido em Parte A (Tabela 4) e Parte B (Tabela 5, composta pelos 23 enunciados adicionados à Rodada 2, com base em respostas a uma pergunta aberta na Rodada 1). Cada uma dessas sete tabelas de resultados enumera cada enunciado individualmente, juntamente com, em colunas sucessivas da esquerda para a direita, o número de especialistas que votaram nela durante a rodada definitiva (seja Rodada 1 ou 2); o número de rodadas necessárias; a opção de resposta (por exemplo, concordo/discordo) selecionada pela maior porcentagem de votantes; a porcentagem de consenso finalmente alcançada; e se ≥70% de consenso foi alcançado. Nessas tabelas, os enunciados são enumerados em função do nível final de consenso alcançado, em ordem decrescente, com os enunciados que não atingiram 70% de consenso sombreados para facilitar seu reconhecimento.

Quanto à epidemiologia e aos fatores de risco, foi alcançado consenso unânime de que todas as sociedades médicas devem abordar a obesidade de forma sistemática e de que é necessária uma vigilância longitudinal regular, nacional e regional. Foi obtido um forte consenso sobre (a) a definição da obesidade como uma doença crônica que aumenta os riscos de morbidade e mortalidade; (b) que a alimentação emocional é uma característica comum, mas (c) as compulsões alimentares não são universais entre aqueles com obesidade; e (d) que os fatores étnicos e geográficos são importantes fisiopatologicamente e ao considerar intervenções. Os especialistas concordaram que a dependência alimentar é uma entidade clínica válida e comum entre os pacientes submetidos à CBM, especialmente entre aqueles com consumo problemático de álcool e/ou drogas. Os especialistas estavam divididos de maneira bastante parecida sobre se a dependência alimentar afeta a grande maioria dos pacientes que se submetem à CBM. Houve concordância que a compulsão alimentar é um fator de risco para o reganho de peso após a CBM, mas discordância de ser um fator de risco para ideações/tentativas suicidas. Outros resultados sobre epidemiologia e fatores de risco estão resumidos na Tabela 3.

Quanto à seleção dos pacientes (Tabela 4), houve 100% de consenso (a) de que as taxas globais de obesidade estão aumentando em crianças e adolescentes; (b) de que a obesidade na infância ou adolescência pressagia obesidade na idade adulta; (c) que a obesidade grave nos jovens pressagia uma comorbidade significativa relacionada com a obesidade, como diabetes e hipertensão; (d) que a CBM nos jovens requer uma equipe multidisciplinar com experiência em lidar com jovens e suas famílias; e (e) que o conhecimento inadequado do público e dos médicos e os escassos resultados a longo prazo da CBM em jovens dificultam o uso da CBM nessa população. Houve também um acordo quase unânime (98,9%) de que o seguimento ao longo da vida é necessário para os jovens submetidos à CBM e que a CBM em jovens (95,6%) deve ser realizada por cirurgiões bariátricos experientes com histórico comprovado de sucesso em adultos. Também houve consenso de que foram publicadas evidências empíricas suficientes que apoiam a CBM como a terapia mais eficaz para a obesidade grave em jovens e que os resultados da CBM (positivos e negativos) em jovens são semelhantes aos alcançados em adultos. Além disso, certos procedimentos da CBM, como a derivação biliopancreática (DB) e o bypass gástrico de anastomose única (OAGB), não devem ser recomendados para jovens.

Considerando os idosos com obesidade, houve novamente consenso de que a CBM é geralmente eficaz e segura e aumenta a qualidade de vida e que a idade não deve ser a única consideração ao decidir sobre a cirurgia. Por outro lado, houve consenso de que o tempo de operação é diretamente preditivo de resultados negativos em idosos, e que os riscos de CBM dos idosos são maiores do que para os adolescentes. Não houve consenso sobre a idade em que os candidatos à cirurgia devem ser considerados idosos, sobre os resultados pós-bypass gástrico em Y-de-Roux (BGYR) e gastrectomia laparoscópica vertical (LSG) em relação aos resultados em adolescentes, ou sobre o procedimento CBM padrão-ouro para idosos. A Tabela 5 classifica 23 fatores pré-operatórios por seu nível relativo de importância, e todos eles, exceto os meios econômicos e doenças da tireoide são considerados muito importantes por ≥70% de nossos especialistas. O nível de saúde e condição física geral dos pacientes e a presença e/ou natureza de doenças comórbidas foram os dois fatores pré-operatórios selecionados como muito importantes pela maior percentagem de especialistas (98,7 e 97,5%, respectivamente).

Entre as questões psicológicas, houve desacordo consensual de que pacientes submetidos à CBM sempre desenvolvem consumo problemático de álcool ou, em sua maioria, apresentam piora da depressão pós-operatória. Os especialistas também discordaram que os pacientes com sintomas depressivos cognitivos pré-CBM geralmente não melhoram no pós-operatório, ao contrário daqueles que apresentam perda de peso significativa pós-operatória e geralmente experimentam melhoria na depressão pós-CBM. Dito isto, também houve consenso de que o suicídio é mais comum em pacientes submetidos à CBM. Foi alcançado um forte consenso (93,6%) de que é necessária uma avaliação psicológica exaustiva no pré-operatório, e que mesmo pacientes com doenças psiquiátricas graves -como esquizofrenia ou transtorno bipolar- podem se submeter a uma CBM se sua psicopatologia estiver bem controlada. Os especialistas também concordaram que os pacientes com dependência alimentar são mais propensos a ter outras condições psiquiátricas -como depressão e ansiedade- do que aqueles sem, e que a terapia cognitiva comportamental é a melhor estratégia terapêutica para pacientes com alto risco de compulsão alimentar. Outros resultados sobre questões psicológicas estão resumidos na Tabela 6.

Quanto às etapas preparatórias de saúde geral antes da CBM, se chegou a consenso sobre a necessidade de avaliações médicas e nutricionais exaustivas, identificar e corrigir todas as deficiências nutricionais, cessação do tabagismo e endoscopia pré-operatória, com triagem da apneia do sono apenas necessário naqueles considerados de alto risco. Os especialistas discordaram quanto à necessidade de uma tomografia computadorizada de rotina ou uma ressonância magnética para rastrear o carcinoma hepatocelular antes da CBM e que todos os medicamentos antidiabéticos reduzem o risco desse câncer em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). A Tabela 7 resume outros resultados sobre as medidas de saúde geral e antiCOVID 19 a serem tomadas antes da CBM.

Entre os 58 especialistas que relataram realizar terapia endoscópica metabólica e bariátrica (EMBT), foi alcançado consenso quase unânime (a) sobre o papel únicos e importante que esses procedimentos desempenham no controle da obesidade, (b) que é necessário um treinamento endoscópico bariátrico adequado para os profissionais e (c) que os centros de cirurgia bariátrica devem comunicar um plano de cuidado integral aos pacientes e aos seus prestadores de cuidados primários, incluindo testes, suplementos e quando ser encaminhado para reavaliação. A Tabela 8 também resume as opiniões consensuais em particular sobre terapia de aspiração, procedimentos duodenais, bypass gástrico endoscópico, plicatura gástrica e procedimentos de sutura e balões intragástricos (BIG). Entre estes, o maior apoio foi expresso para BIG e o menor para a terapia de aspiração e bypass duodenal, com apoio intermédio expresso para procedimentos gástricos envolvendo bypass, plicatura ou sutura, dependendo da situação. Os únicos procedimentos para os quais as evidências empíricas atualmente publicadas foram consideradas adequadamente favoráveis para que não fossem mais considerados de eficácia incerta foram aqueles envolvendo balões. Os balões intragástricos também foram os únicos procedimentos considerados aceitáveis com o único propósito de ajudar os pacientes a "ter uma melhor aparência" e foram considerados uma "terapia de ponte" aceitável para pacientes agendados para CBM posterior.

Em relação ao acompanhamento pós-procedimento e aos resultados, foi expresso consenso unânime de que algum grau de ganho de peso é normal 2-10 anos após a CBM, mas também que o ganho de peso pós-operatório apreciável pode exigir tratamento médico, endoscópico ou cirúrgico adicional. Os especialistas também concordaram unanimemente que o acompanhamento pós-CBM deve ser vitalício e que os centros CBM devem trabalhar em conjunto com os prestadores de cuidados primários dos pacientes para fornecer acompanhamento e acesso a profissionais da saúde apropriados, como indicado clinicamente. Foi expressa uma concordância quase unânime (98,7%) sobre a potencial necessidade de tratamento adicional em pacientes com obesidade grave continuada e problemas relacionados à obesidade dois anos após a CBM, e sobre a necessidade de uma avaliação multidisciplinar exaustiva em pacientes que experimentam reganho de peso pós-operatório apreciável. A perda de peso pós-operatória insatisfatória também foi considerada uma indicação para tratamento médico suplementar (por exemplo, agonista do peptídeo-1 semelhante ao glucagon). No entanto, 93,3% e 80,9% concordaram, respectivamente, que não existem definições uniformemente reconhecidas para "recuperação significativa de peso" ou "sucesso cirúrgico".

Quanto ao acompanhamento, 98,9% considerou o aconselhamento nutricional um componente essencial do tratamento pós-endoscópico, enquanto a avaliação da saúde óssea e a exclusão da disfunção gastroesofágica foram consideradas importantes em pacientes de alto risco para osteoporose e doença do refluxo gastroesofágico [32], respectivamente. Também foi alcançado um acordo de consenso sobre várias enunciados relativos aos benefícios da CBM a nível social. Outros resultados sobre evolução e seguimento estão resumidos na Tabela 9.

4.  Discussão

O tratamento clínico das pessoas com obesidade evoluiu enormemente na última década como resultado de uma melhor compreensão desta doença crônica. Tais avanços incluem uma aceitação mais universal da obesidade como doença. Apesar disso, sua prevalência continua a aumentar em todo o mundo e em todas as faixas etárias[2-4]. Além disso, a porcentagem de pacientes que procura qualquer forma de terapia eficaz para a obesidade permanece muito baixa. Existe consenso generalizado, mesmo além do atual painel de especialistas, de que existe uma extrema necessidade de alterar a atual trajetória mundial da obesidade e encontrar formas de a prevenir e de tratar em um maior número de indivíduos. Houve duas opções que obtiveram consenso unânime dos 94 membros do nosso painel de especialistas e que poderiam alcançar ambos os objetivos: em primeiro lugar, que todas as sociedades médicas cooperassem para abordar sistematicamente o problema; e, em segundo lugar, que a vigilância longitudinal seja conduzida rotineiramente a nível regional e nacional. Dois exemplos de programas multinacionais de vigilância da obesidade que geraram dados úteis foram o Registro Escandinavo de Obesidade (SOReg)[33] e o Registro Alemão de Cirurgia Bariátrica[34], este último com mais de 60 anos de existência. Esses dados geraram publicações sobre questões cruciais como resultados de curto e longo prazo após CBM e uma taxa de mortalidade pós-operatória de 10 anos de apenas 0,06% nos primeiros 90 dias pós-operatórios, bem como dados sobre complicações pós-operatórias imediatas e de longo prazo, perda de peso, tratamento da comorbidade, impacto da idade do paciente nos resultados e comparação de diferentes procedimentos de CBM[33-41]. Embora esses dados sejam de enorme valor, apenas uma porcentagem muito pequena de indivíduos com obesidade é submetida à cirurgia bariátrica, e a grande maioria restante continua a precisar uma vigilância mais estreita. Mais realistas, talvez, sejam as campanhas de educação pública e médica sobre obesidade destinadas a aumentar a conscientização sobre os riscos para a saúde associados à obesidade (por exemplo, o risco aumentado de contrair diversas formas de câncer) e a necessidade de tratamento integral e multidisciplinar, especialmente para aqueles cuja obesidade se tornou grave e aqueles com comorbidades associadas à obesidade.

Outra questão em que o consenso unânime foi repetidamente alcançado foi a obesidade em crianças e adolescentes, com 100% dos nossos especialistas a concordar que as taxas globais de obesidade estão aumentando atualmente nessas duas populações jovens e que a maioria dos jovens com obesidade continua a ter obesidade na idade adulta. Além disso, os jovens com obesidade grave estão em risco de comorbidades significativas relacionadas à obesidade, como o diabetes. Além disso, houve unanimidade de que a CBM em adolescentes requer uma equipe multidisciplinar com experiência em lidar com jovens e suas famílias, e que a conscientização dos médico e do público inadequada e dados insuficientes sobre resultados a longo prazo são barreiras ao encaminhamento de adolescentes que possam beneficiar da CBM. Em relação aos dados insuficientes, foram publicadas cinco metanálises que documentam os efeitos benéficos da CBM em adolescentes (incluindo redução sustentada de peso, melhorias em algumas comorbidades relacionadas à obesidade, especialmente DM2 e melhoria da qualidade de vida)[42-46]. No entanto, poucos estudos incluídos na análise tiveram seguimento superior a cinco anos e praticamente nenhum acompanhou jovens até a idade adulta. Também são escassos os dados sobre potenciais dificuldades nutricionais e de desenvolvimento [46].

Em nossa pesquisa, foi alcançado consenso unânime em cinco enunciados adicionais, todos relativos ao tratamento cirúrgico ou ao acompanhamento pós-cirúrgico. As opiniões expressas por unanimidade foram (1) que a avaliação multidisciplinar é necessária antes da CBM, [28] (2) que algum grau de reganho de peso é normal de 2-10 anos após a CBM; (3) que o reganho de peso significativo, ou a presença/persistência de problemas médicos relacionados à obesidade podem exigir tratamento médico, endoscópico ou cirúrgico adicional, (4) que o acompanhamento após a CBM deve ser vitalício e (5) que os centros de CBM devem trabalhar em conjunto com os prestadores de cuidados de saúde primários dos pacientes para garantir um acompanhamento adequado e acesso a outros profissionais de saúde, conforme indicado. Quanto à seleção de pacientes para CBM, os fatores pré-operatórios considerados muito importantes por quase todos os especialistas (95%) foram o nível geral de saúde e condição física do paciente, a presença e/ou natureza da doença comórbida, a capacidade cognitiva dos pacientes para compreender o procedimento e as instruções, e a presença de abuso de álcool ou de alguma outra substância.

Em nossos resultados foi repetidamente expressa a necessidade de contar com múltiplos profissionais da saúde de diferentes disciplinas, especialmente para pacientes que necessitem CBM. Isso deve começar com uma avaliação pré-operatória multidisciplinar para determinar a elegibilidade de cada paciente para CBM. Tal avaliação também é necessária para identificar distúrbios médicos, nutricionais e psicológicos comórbidos ou barreiras ao sucesso do tratamento e tentar abordar o maior número possível dessas barreiras no pré-operatório. Também é necessário preparar os pacientes para a cirurgia, explicar os objetivos realistas, potenciais sintomas pós-operatórios, a alta probabilidade de algum reganho de peso ou outros contratempos e, talvez o mais importante, a necessidade de acompanhamento contínuo ao longo da vida. Essa gestão multimodal requer a colaboração dos membros de uma equipe multidisciplinar que inclui dietistas/nutricionistas, terapeutas comportamentais, médicos, endocrinologistas, endoscopistas e cirurgiões.

Após a cirurgia, os pacientes continuam a necessitar de cuidados contínuos e multidisciplinares para gerenciar seu programa de perda de peso e as comorbidades associadas à obesidade. Além disso, os pacientes necessitam de monitoramento dos efeitos da cirurgia que alteram sua vida, como o risco de deficiências nutricionais potencialmente catastróficas que podem variar dependendo da CBM específica realizada[22, 47]. O estado psicológico de cada paciente também deve ser acompanhado, dados recentes sugerem um risco de suicídio, embora apenas ligeiramente elevado, tanto em adolescentes como em adultos submetidos a CBM[48, 49]. Os possíveis fatores contribuintes incluem alterações forçadas nos alimentos que podem e não podem comer, sintomas gastrointestinais secundários à intolerância alimentar e expectativas irrealistas e não alcançadas sobre a extensão da perda de peso que podem experimentar no pós-operatório, levando à depressão, ansiedade, diminuição do senso de autoestima e outras formas de sofrimento psicológico. O monitoramento também é essencial para detectar o ressurgimento de padrões alimentares prejudiciais, como a compulsão alimentar, pois uma metanálise recentemente publicada mostrou que esses fatores são preditivos de um pior controle de peso pós-operatório[50].

Toda pesquisa de consenso de especialistas tem o potencial de viés, dado que os participantes podem já ter uma predileção para utilizar uma prática específica para se tornarem especialistas em seu uso. Além de adotar a abordagem Delphi (caracterizada pelo anonimato do votante e, portanto, eliminando em grande parte o viés de aquiescência), nossa pesquisa foi única pois buscamos as opiniões de uma ampla gama de profissionais da saúde que incluía cirurgiões, médicos não-cirúrgicos, bem como especialistas não-médicos em nutrição e aconselhamento psicológico. Todos os participantes foram convidados a votar em qualquer afirmação com a qual se sentissem à vontade, exceto por um módulo sobre terapia endoscópica, que foi restrito a cirurgiões e endoscopistas. Reconhecendo as diferenças mundiais no tratamento da obesidade, incluímos também especialistas de todos os continentes permanentemente habitados, incluindo o Oriente Médio. Desta forma, tentamos minimizar as críticas generalizadas daqueles que criticam as sondagens de consenso dizendo que são "indivíduos com ideias semelhantes que votam juntos". Formulamos ainda enunciados da pesquisa de forma equilibrada, com uma maioria considerável nem a favor nem contra o conceito/crença/abordagem apresentada e demais enunciados equilibrados entre favoráveis e desfavoráveis. Além disso, a ordem das opções de resposta foi alterada, de modo que a opção mais favorável foi listada da primeira à última.

No entanto, reconhecemos que as pesquisas de consenso são provas de nível V e baseadas em opiniões, em vez de dados gerados experimentalmente. Por outro lado, todos nossos votantes eram especialistas de renome na gestão da obesidade, todos menos 10% universitários afiliados e que contribuíam para esse tipo de pesquisa, e estavam, portanto, familiarizados com a referida pesquisa e, provavelmente, mais qualificados para a interpretar. Em outras palavras, suas opiniões foram baseadas não apenas na sua extensa experiência, mas no seu amplo conhecimento de pesquisas relevantes. Além disso, como dito inicialmente, a atual pesquisa de consenso foi realizada para ajudar a gerar diretrizes conjuntas IFSO:WGO, para as quais quase 1000 referências científicas também foram utilizadas para enquadrar a discussão. As opiniões de consenso que procuramos para ajudar na elaboração dessas diretrizes foram para questões em que a literatura existente não é definitiva -exigindo uma interpretação apreciável- ou em grande parte inexistente, especialmente em questões que podem ser particularmente difíceis de estudar empiricamente, como se a terapia endoscópica pode ser justificada apenas para fins estéticos.

5.  Agradecimentos

 

6.  Referências

[1] ASMBS-Clinical-Issues-Committee. Peri-operative management of obstructive sleep apnea. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2012;8:e27-32.

[2] Afshin A, Forouzanfar MH, Reitsma MB, Sur P, Estep K, Lee A, et al. Health Effects of Overweight and Obesity in 195 Countries over 25 Years. N Engl J Med. 2017;377:13-27.

[3] NCD-Risk-Factor-Collaboration. Trends in adult body-mass index in 200 countries from 1975 to 2014: a pooled analysis of 1698 population-based measurement studies with 19·2 million participants. Lancet (London, England). 2016;387:1377-96.

[4] NCD-Risk-Factor-Collaboration. Worldwide trends in body-mass index, underweight, overweight, and obesity from 1975 to 2016: a pooled analysis of 2416 population-based measurement studies in 128·9 million children, adolescents, and adults. Lancet (London, England). 2017;390:2627-42.

[5] NCD-Risk-Factor-Collaboration. Height and body-mass index trajectories of school-aged children and adolescents from 1985 to 2019 in 200 countries and territories: a pooled analysis of 2181 population-based studies with 65 million participants. Lancet (London, England). 2020;396:1511-24.

[6] Abdullah A, Peeters A, de Courten M, Stoelwinder J. The magnitude of association between overweight and obesity and the risk of diabetes: a meta-analysis of prospective cohort studies. Diabetes Res Clin Pract. 2010;89:309-19.

[7] Powell-Wiley TM, Poirier P, Burke LE, Després JP, Gordon-Larsen P, Lavie CJ, et al. Obesity and Cardiovascular Disease: A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation. 2021;143:e984-e1010.

[8] Avgerinos KI, Spyrou N, Mantzoros CS, Dalamaga M. Obesity and cancer risk: Emerging biological mechanisms and perspectives. Metabolism. 2019;92:121-35.

[9] Colditz GA, Peterson LL. Obesity and Cancer: Evidence, Impact, and Future Directions. Clin Chem. 2018;64:154-62.

[10] Peeters A, Barendregt JJ, Willekens F, Mackenbach JP, Al Mamun A, Bonneux L. Obesity in adulthood and its consequences for life expectancy: a life-table analysis. Ann Intern Med. 2003;138:24-32.

[11] Calle EE, Rodriguez C, Walker-Thurmond K, Thun MJ. Overweight, obesity, and mortality from cancer in a prospectively studied cohort of U.S. adults. N Engl J Med. 2003;348:1625-38.

[12] Llewellyn A, Simmonds M, Owen CG, Woolacott N. Childhood obesity as a predictor of morbidity in adulthood: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2016;17:56-67.

[13] Bray GA, Kim KK, Wilding JPH. Obesity: a chronic relapsing progressive disease process. A position statement of the World Obesity Federation. Obes Rev. 2017;18:715-23.

[14] Angrisani L, Santonicola A, Iovino P, Vitiello A, Zundel N, Buchwald H, et al. Bariatric Surgery and Endoluminal Procedures: IFSO Worldwide Survey 2014. Obesity surgery. 2017;27:2279-89.

[15] Malik VS, Willett WC, Hu FB. Global obesity: trends, risk factors and policy implications. Nat Rev Endocrinol. 2013;9:13-27.

[16] Reynolds CL, Byrne SM, Hamdorf JM. Treatment Success: Investigating Clinically Significant Change in Quality of Life Following Bariatric Surgery. Obesity surgery. 2017;27:1842-8.

[17] Seidell JC, Halberstadt J. The global burden of obesity and the challenges of prevention. Ann Nutr Metab. 2015;66 Suppl 2:7-12.

[18] Angrisani L, Santonicola A, Iovino P, Ramos A, Shikora S, Kow L. Bariatric Surgery Survey 2018: Similarities and Disparities Among the 5 IFSO Chapters. Obesity surgery. 2021;31:1937-48.

[19] Goel R, Nasta AM, Goel M, Prasad A, Jammu G, Fobi M, et al. Complications after bariatric surgery: A multicentric study of 11,568 patients from Indian bariatric surgery outcomes reporting group. Journal of minimal access surgery. 2021;17:213-20.

[20] Pories WJ. Bariatric surgery: risks and rewards. J Clin Endocrinol Metab. 2008;93:S89-96.

[21] Lupoli R, Lembo E, Saldalamacchia G, Avola CK, Angrisani L, Capaldo B. Bariatric surgery and long-term nutritional issues. World J Diabetes. 2017;8:464-74.

[22] Parrott J, Frank L, Rabena R, Craggs-Dino L, Isom KA, Greiman L. American Society for Metabolic and Bariatric Surgery Integrated Health Nutritional Guidelines for the Surgical Weight Loss Patient 2016 Update: Micronutrients. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2017;13:727-41.

[23] Shoar S, Poliakin L, Rubenstein R, Saber AA. Single Anastomosis Duodeno-Ileal Switch (SADIS): A Systematic Review of Efficacy and Safety. Obesity surgery. 2018;28:104-13.

[24] Stroh C, Manger T, Benedix F. Metabolic surgery and nutritional deficiencies. Minerva chirurgica. 2017;72:432-41.

[25] Koball AM, Ames G, Goetze RE. Addiction Transfer and Other Behavioral Changes Following Bariatric Surgery. Surg Clin North Am. 2021;101:323-33.

[26] Bauchowitz AU, Gonder-Frederick LA, Olbrisch ME, Azarbad L, Ryee MY, Woodson M, et al. Psychosocial evaluation of bariatric surgery candidates: a survey of present practices. Psychosom Med. 2005;67:825-32.

[27] Choban PS, Jackson B, Poplawski S, Bistolarides P. Bariatric surgery for morbid obesity: why, who, when, how, where, and then what? Cleve Clin J Med. 2002;69:897-903.

[28] Madura JA, 2nd, Dibaise JK. Quick fix or long-term cure? Pros and cons of bariatric surgery. F1000 Med Rep. 2012;4:19.

[29] King WC, Hinerman AS, Courcoulas AP. Weight regain after bariatric surgery: a systematic literature review and comparison across studies using a large reference sample. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2020;16:1133-44.

[30] King WC, Hinerman AS, Belle SH, Wahed AS, Courcoulas AP. Comparison of the Performance of Common Measures of Weight Regain After Bariatric Surgery for Association With Clinical Outcomes. Jama. 2018;320:1560-9.

[31] Keeney S, Hasson F, H M. The Delphi Technique in Nursing and Health Research. Chichester, UK: Wiley-Blackwell; 2011.

[32] Tremmel M, Gerdtham UG, Nilsson PM, Saha S. Economic Burden of Obesity: A Systematic Literature Review. Int J Environ Res Public Health. 2017;14.

[33] Anderin C, Gustafsson UO, Heijbel N, Thorell A. Weight loss before bariatric surgery and postoperative complications: data from the Scandinavian Obesity Registry (SOReg). Annals of surgery. 2015;261:909-13.

[34] Hajer AA, Wolff S, Benedix F, Hukauf M, Manger T, Stroh C. Trends in Early Morbidity and Mortality after Sleeve Gastrectomy in Patients over 60 Years : Retrospective Review and Data Analysis of the German Bariatric Surgery Registry. Obesity surgery. 2018;28:1831-7.

[35] Edholm D, Axer S, Hedberg J, Sundbom M. Laparoscopy in Duodenal Switch: Safe and Halves Length of Stay in a Nationwide Cohort from the Scandinavian Obesity Registry. Scandinavian journal of surgery : SJS : official organ for the Finnish Surgical Society and the Scandinavian Surgical Society. 2017;106:230-4.

[36] Edholm D, Sundbom M. Comparison between circular- and linear-stapled gastrojejunostomy in laparoscopic Roux-en-Y gastric bypass--a cohort from the Scandinavian Obesity Registry. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2015;11:1233-6.

[37] Gerber P, Anderin C, Gustafsson UO, Thorell A. Weight loss before gastric bypass and postoperative weight change: data from the Scandinavian Obesity Registry (SOReg). Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2016;12:556-62.

[38] Gerber P, Gustafsson UO, Anderin C, Johansson F, Thorell A. Effect of age on quality of life after gastric bypass: data from the Scandinavian Obesity Surgery Registry. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2022;18:1313-22.

[39] Pop B, Fetica B, Blaga ML, Trifa AP, Achimas-Cadariu P, Vlad CI, et al. The role of medical registries, potential applications and limitations. Med Pharm Rep. 2019;92:7-14.

[40] Sundbom M, Näslund E, Vidarsson B, Thorell A, Ottoson J. Low overall mortality during 10 years of bariatric surgery: nationwide study on 63,469 procedures from the Scandinavian Obesity Registry. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2020;16:65-70.

[41] Tao W, Holmberg D, Näslund E, Näslund I, Mattsson F, Lagergren J, et al. Validation of Obesity Surgery Data in the Swedish National Patient Registry and Scandinavian Obesity Registry (SOReg). Obesity surgery. 2016;26:1750-6.

[42] Black JA, White B, Viner RM, Simmons RK. Bariatric surgery for obese children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2013;14:634-44.

[43] Paulus GF, de Vaan LE, Verdam FJ, Bouvy ND, Ambergen TA, van Heurn LW. Bariatric surgery in morbidly obese adolescents: a systematic review and meta-analysis. Obesity surgery. 2015;25:860-78.

[44] Pedroso FE, Angriman F, Endo A, Dasenbrock H, Storino A, Castillo R, et al. Weight loss after bariatric surgery in obese adolescents: a systematic review and meta-analysis. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2018;14:413-22.

[45] Qi L, Guo Y, Liu CQ, Huang ZP, Sheng Y, Zou DJ. Effects of bariatric surgery on glycemic and lipid metabolism, surgical complication and quality of life in adolescents with obesity: a systematic review and meta-analysis. Surgery for obesity and related diseases : official journal of the American Society for Bariatric Surgery. 2017;13:2037-55.

[46] Shoar S, Mahmoudzadeh H, Naderan M, Bagheri-Hariri S, Wong C, Parizi AS, et al. Long-Term Outcome of Bariatric Surgery in Morbidly Obese Adolescents: a Systematic Review and Meta-Analysis of 950 Patients with a Minimum of 3 years Follow-Up. Obesity surgery. 2017;27:3110-7.

[47] O'Kane M. Nutritional consequences of bariatric surgery - prevention, detection and management. Curr Opin Gastroenterol. 2021;37:135-44.

[48] Järvholm K, Olbers T, Peltonen M, Marcus C, Flodmark CE, Gronowitz E, et al. Depression, anxiety, and suicidal ideation in young adults 5 years after undergoing bariatric surgery as adolescents. Eat Weight Disord. 2021;26:1211-21.

[49] Kauppila JH, Santoni G, Tao W, Lynge E, Jokinen J, Tryggvadóttir L, et al. Risk Factors for Suicide After Bariatric Surgery in a Population-based Nationwide Study in Five Nordic Countries. Annals of surgery. 2022;275:e410-e4.

[50] Livhits M, Mercado C, Yermilov I, Parikh JA, Dutson E, Mehran A, et al. Preoperative predictors of weight loss following bariatric surgery: systematic review. Obesity surgery. 2012;22:70-89.

Share

Website Disclaimer
X
Pesquisa sobre as Diretrizes Mundiais

Cookie Notice

We use cookies to ensure you the best experience on our website. Your acceptance helps ensure that experience happens. To learn more, please visit our Privacy Notice.

OK